Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTABEIS

Mauricio Manoel de Oliveira RA A94JIC-6
Rafael Ribeiro de Carvalho RA 80585-0
Vanessa Barros RAA8369F-8
Disciplina: Ciências Sociais Prof. Eduardo

MARQUÊS – SP
2011

VIDA E OBRA

Maximilian Carl Emil Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadoresda Sociologia. É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influencia também é sentida na economia, filosofia e na administração.
Grande parte de seu trabalho comopensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para aeconomia, Weber argumentou que a religião era uma das razões não exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumascaracterísticas especificas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.
Em suas contribuições mais conhecidas sãomuitas vezes referidas como a “Tese de Weber”. Seu primeiro trabalho propriamente dito foi sua tese de doutoramento intitulada A história das companhias comercias da idade média, esta tendência paracombinar análise jurídica com analise histórica continua nos seus próximos trabalhos (tese de habilitação), chamado A história agrária romana aqui ele analisa a estrutura da propriedade agrária de Romaem sua fase tardia e suas repercussões na legislação publica e privada, ainda que seja um escrito bastante técnico, ele procura contextualizar sua pesquisa no âmbito histórico, o que já demonstra apreocupação social de suas investigações.
Dentro das coordenadas metodológicas que se opunham à assimilação das ciências sociais aos quadros teóricos das ciências naturais, Weber concebe o objeto...
tracking img