Max Weber

CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE – CEAMA
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





Celma Neres Machado









O Pensamento Sociológico de Max WeberSão Luís
2011
Celma Neres Machado











O Pensamento Sociológico de Max Weber



Trabalho acadêmico apresentado à ProfessoraSocorro Fortes ministrante da disciplina Sociologia para aquisição de nota referente ao 2° período do Curso de Administração da Faculdade Atenas Maranhense.São Luís
2011

SUMÁRIO



1 Max – Vida e Obra 4

2 Em que consiste o pensamento sociológico de Max Weber, quanto ao
objeto de estudo e ao método de investigação? 5

3 Como Maxanalisa o poder quando fala em dominação? 6

REFERÊNCIAS 7
1 Max Weber – Vida e Obra

Maximilian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi umintelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa domarido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também podeser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou naUniversidade Albert Ludwigs, de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadoresalemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Obras mais importantes:
1889: A história das companhias comerciais na idade média
1891: O...