Max Weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE – CEAMA
FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





Celma Neres Machado









O Pensamento Sociológico de Max Weber


























São Luís
2011
Celma Neres Machado











O Pensamento Sociológico de Max Weber



Trabalho acadêmico apresentado à ProfessoraSocorro Fortes ministrante da disciplina Sociologia para aquisição de nota referente ao 2° período do Curso de Administração da Faculdade Atenas Maranhense.























São Luís
2011

SUMÁRIO



1 Max – Vida e Obra 4

2 Em que consiste o pensamento sociológico de Max Weber, quanto ao
objeto de estudo e ao método de investigação? 5

3 Como Maxanalisa o poder quando fala em dominação? 6

REFERÊNCIAS 7
1 Max Weber – Vida e Obra

Maximilian Carl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa domarido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou naUniversidade Albert Ludwigs, de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Obras mais importantes:
1889: A história das companhias comerciais na idade média
1891: Odireito agrário romano e sua significação para o direito público e privado
1895: O Estado Nacional e a Política Econômica
1904: A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social
1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo
1905: A situação da democracia burguesa na Rússia
1905: A transição da Rússia à um regime pseudoconstitucional
1906: As seitas protestantes eo espírito do capitalismo
1913: Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva
1917/1920: Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião


2 Em que consiste o pensamento sociológico de Max Weber, quanto ao
objeto de estudo e ao método de investigação?

Compreensão das atitudes. Este é um dos fatores principais em que consiste o pensamento sociológico de Weber. Poisele acredita que através de suas atitudes e sua maneira de agir é que o indivíduo contrói a sociedade. Os indivíduos realizam suas ações baseados nas ações dos demais indivíduos, ou seja, com o pensamento voltado para o que o outro faz.
Na tentativa de compreensão das relações sociais e verificação sem interferimento, o pesquisador analisa o fato, porém sem se relacionar com ele. Para Weber, açõese escolhas humanas conscientes foi o fato gerador do que chamamos de sociedade, ou seja ela é o fruto da ação racional do homem. Ele descreve também uma forma de educação racional, onde indivíduos são preparados para exercer funções dentro da sociedade. Segundo Weber, esses indivíduos são mais importantes que a sociedade, pois são eles que “dão vida” a esta.
Em uma sociedade há diferentes tiposde ações, entretanto algumas causam mais efeitos, quando o sentido das ações é dividido em um grupo de pessoas, ocorre uma relação social. Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam justamente quando se revelam em cada indivíduo sob a forma de motivação de cada um. E Weber...
tracking img