A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida, confronte-os, argumentando sobre o tema.
“Mestre Sun Tsu disse:
A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estuda-la com muito cuidado em todos os detalhes.

Li Ch’uan: As armas são sempre motivo demaus pressentimentos. A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com a profunda reflexão.” (p.23)

Os dois trechos são taxativos em afirmar que a guerra deve ser estudada e refletida devido as suas trágicas consequências. Que ela não só ataca ou defende nações como também as destrói. Sun Tzu afirma que a guerra pode sero caminho para sobrevivência ou para ruina, por isso deve ser analisada detalhadamente. Talvez queira deixar a pergunta: “Até que ponto a violência é uma opção de solução?”.

2- Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam, de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha ? Quais são as consequências da guerra para uma nação ?

Os motivos sãoreligiosos, raciais e principalmente econômicos, de proteção ou expansão territorial. As consequências tanto para o vencedor quanto para o perdedor são profundas, milhares de vidas são tiradas, toda a força do Estado é consumida durante a batalha, ocorre desequilíbrio social e grande influencia cultural, principalmente sobre o território conquistado.

3- “ A guerra é igual fogo, aqueles que nãoquerem mais depor as armas, acabarão por elas consumidos.” (p.35) – Argumente a ideia contida nesta frase.

O combatente deve reconhecer a hora de sair da guerra, em razão do alto custo, dos grandes esforços que são empregados e das vidas que são ceifadas.

4- A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância do general em uma guerra? Pesquise ediscuta em sala de aula sobre alguns dos grandes generais que a história teve. Fale sobre sua importância.

As principais virtudes são: inteligência, probidade, benevolência, coragem e severidade. O general é quem mostra o caminho a ser seguido, é quem estuda o inimigo, planeja estratégias, motiva sua tropa. É o homem a quem os soldados entregam seus destinos. Por isso é de grande importânciaem uma guerra. Alguns grandes generais da história são:

Alexandre Magno, O grande: Conforme informações obtidas no sitio eletrônico da Wikipédia, era um general de extraordinária habilidade e sagacidade, foi o mais celebre conquistador do mundo antigo. Ele nunca perdeu nenhuma batalha e expansão territorial que ele proporcionou é uma das maiores da história, a maior expansão territorial em umcurto período de tempo. Além disso, era um homem de muita coragem pessoal.

Napoleão Bonaparte: Conforme informações obtidas no sitio eletrônico da Wikipédia, Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira Republica Francesa, liderou com sucesso campanhas contra Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de estado e instalou-se como Primeiro Cônsul. Na primeira década do séculoXIX, o império francês sob comando de Napoleão, se envolveu em uma serie de conflitos com todas as grandes potencias europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequencia de vitórias, a França garantiu posição dominante na Europa Continental, Napoleão manteve a esfera de influência da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

5-“Todos os soldados cativos devem ser tratados com magnanimidade e sinceridade, para que possam vir a servir-nos.” (p.38). Existem leis que protegem eticamente os prisioneiros de guerra?

Existe. Há a Convenção III, Convenção de Genebra Relativa ao tratamento dos Prisioneiros de Guerra de 12 de Agosto de 1949, que estabelece que os prisioneiros de guerra devam ter tratamento humano. Mesmo sendo...
tracking img