A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A arte da guerra


2 Introdução

O livro discorre sobre a analogia entre o mundo dos negócios e o do campo de batalha. Relata principalmente, a “ guerra automobilística “ travada entre os Estados Unidos e o Japão nas décadas de 80 e 90.Diz-se que os Estados Unidos ganharam a segunda grande guerra, porém perderam a “ guerra comercial “ para o Japão .

É fato que, já foram elaboradasvárias obras e estudos relacionando a aplicação de estratégias militares à prática de negócios, porém nenhuma nelas compara-se a obra de A arte da Guerra, de Sun Tzu, que transcende o contexto militar e oferece a base para uma introspecção na natureza das práticas modernas nos negócios. Estes preceitos fornecidos pelos estudos de Sun Tzu são muito valiosos, pois nos permite estudar um fato marcante noséculo XX: o declínio da economia americana em função da economia japonesa.

O livro de Sun Tzu, mesmo escrito em um passado distante, é utilizado como modelo e base para gerência estratégica e proposto para ilustra o desenvolvimento das argumentações dos autores.

1 Campos de batalha e salas de conselhos

1.1. De concubinas a Mao Tse-Tung

A arte da guerra, de Sun Tzu, provavelmente foiescrito entre 400 e 320 a.C., cem anos antes do nascimento de filósofos chineses como Lao-Tze e Confúcio. Portanto, esta obra tem, hoje, mais de 2300 anos de existência.

Mesmo nos dias de hoje, reflexões e textos militares modernos inspiram-se, em grande parte, na obra de Sun Tzu.

Uma passagem clássica destes ensinamentos que ilustram a genialidade e capacidade de Sun Tzu, foi o treinamentodado a concubinas do imperador Ho-Lu, de Wu. Após ter lido a Arte da Guerra, o imperador pediu a Sun Tzu que demonstrasse se seus trabalhos eram aplicáveis ao treinamento de mulheres. Sun Tzu então, pediu ao imperador total autoridade e demonstrando seriedade exibiu armas de execução e selecionou 180 concubinas imperiais, dividiu-as em dois grupos chefiados pelas concubinas preferidas do imperador.Após a explanação da atividade a ser desenvolvida, tocou o tambor, as mulheres se remexeram e riram a vontade. Sendo assim, Sun Tzu explicou-lhes que talvez ele não tenha sido claro nas explicações e voltou a dar-lhes detalhes da atividade. Depois, pediu-lhes atenção e tocou o tambor novamente, as mulheres novamente remexeram-se e riram.

Desta vez, Sun Tzu retrucou e colocou a culpa do fracassonas concubinas, e imediatamente deu a ordem de executá-las. Houve protestos por parte do imperador. Sun Tzu argumentou que , quando fora nomeado chefe do exército, não houve exigência de aceitar todas as ordens do soberano. Sendo assim, nomeou duas novas líderes para os grupos e repetiu o toque do tambor. Desta vez, todos os movimentos foram devidamente realizados. Neste treinamento, ficoudemonstrado que os preceitos de disciplina, exemplo e liderança, quando devidamente executados fazem com que os objetivos sejam atingidos.

1.2 O pensamento militar japonês e Sun Tzu

O texto mostra as vantagens competitivas obtidas pelos japoneses, que após os chineses, foram os primeiros a conhecerem a obra de Sun Tzu. A mesma difundiu-se pelo Japão por volta de 716 a 735 d.C. Esta obra influencioude forma marcante, o pensamento militar japonês no século XX.

A influência de Sun Tzu é tão marcante, a ponto de vários de seus ensinamentos serem efetivamente utilizados na prática em batalhas na segunda guerra mundial. Como por exemplo, a aplicação do princípio da dissimulação no bombardeio ao porto havaiano de Pearl Harbor , pois os japoneses afirmavam que jamais realizariam tal agressão ena verdade estavam se preparando para a guerra. Na batalha para a conquista de Cingapura, os ingleses apostavam em uma invasão marítima. Para surpresa e espanto dos inglese, os japoneses atacaram por terra, via península da Malásia.

1.3 A militarização das práticas japoneses nos negócios

Fica explícito neste capítulo, que a conquista dos mercados mundiais pelos japoneses se parece e...
tracking img