Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNI-ANHAGUERA
CENTRO UNIVERSITARIO DE GOIAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
AUDITORIA CONTÁBIL








ARTIGO CIENTIFICO









A IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA DETECÇÃO DE FRAUDES





JOELSON CHAVES DE LIMA JUNIOR

ORIENTADOR : Professor José de Aquino Júnior

















GOIÂNIA
2007
JOELSON CHAVES DE LIMA JUNIORA IMPORTANCIA DA AUDITORIA NA DETECÇÃO DE FRAUDES







Trabalho de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica e do Ensino superior, apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Auditoria Contábil da Uni-Anhaguera Centro Universitário de Goiás, como parte das exigências para a obtenção do titulo de Pós Graduado emAuditoria Contábil, orientado pelo Professor José Aquino Júnior.










GOIÂNIA
2007
Resumo

Neste artigo se estabelece uma inter-relação entre o evento fraudes e o papel a ser realizado pela auditoria no sentido de sua identificação e minimização das causas de sua ocorrência. Ainda está evidenciado a função do auditor por essência está diretamente associada ao conhecimento e descobertada fraude. É sobre tudo mostra a relevância da variável auditoria como ferramenta indispensável para contrapor este mal, possibilitando a continuidade operacional do empreendimento.















Abstrac
























Sumário

1 – Introdução.

2 – A função da Auditoria.

3 – Auditoria e as fraudes.
4 – Conclusão.

5 – Referenciasbibliográficas.








































1 – INTRODUÇÃO.

Em decorrência da evolução das fraudes seja no aspecto quantitativo, seja no
aspecto qualitativo atingindo mundialmente empresas públicas e privadas em países
desenvolvidos e emergentes ocasionando perdas substanciais nos respectivos patrimônios, associado à rara literatura sobre amatéria e as recentes pesquisas que
apresentam números contundentes, sentimo-nos estimulados a investigar e evidenciar o inter-relacionamento da auditoria e a sua correspondência biunívoca com o fenômeno fraudes.
O enfoque do presente trabalho é apresentar a classe empresarial de forma
delimitada a função da auditoria ao nível necessário a permitir, o discernimento sobre aspossibilidades de aplicação na prevenção e descoberta das fraudes. Obviamente, não é nossa pretensão conferir aos administradores, conhecimentos específicos sobre a matéria, mas o suficiente a permitir uma reflexão para a decisão de implementar a utilização da auditoria como elemento estratégico para minimizar as fraudes nas organizações.
O escopo do presente artigo, inicialmente explicita algunsconceitos de auditoria de forma sintética em seus três tipos no que tange a relação da entidade com o auditor: Auditoria interna, Auditoria Externa e Auditoria Governamental.















2 - A FUNÇÃO DA AUDITORIA.
A origem latina do termo auditoria, que vem de audire (ouvir), foi ampliado pelos ingleses como auditing para denominar a tecnologia contábil da revisão. Para atendero mundo globalizado, de uma sociedade moderna composta pelas grandes organizações, com o desenvolvimento econômico dos países, gerando crescente complexidade na administração dos negócios, onde as transações são contabilizadas em real-time, sujeitas às determinações fiscais e legais, e devido à criação de normas regulamentadoras da profissão, o conceito de auditoria tem-se ampliado ao longo dotempo.
Apresentamos a título de ilustração, alguns conceitos atuais de auditoria. Segundo Attie (1998, p.25), “a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”, ou de forma ampliada de acordo com Sá (1998, p.25), Auditoria [...] é uma tecnologia contábil...
tracking img