A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte da guerra

O livro “A Arte da Guerra”, escrito por Sun Tzu, é o mais antigo trabalho militar do mundo. Trata-se de uma obra de quase dois mil e quinhentos anos, que nos traz idéiasestrategistas para combater e vencer uma guerra. Embora sejam idéias antigas, pode-se também fazer uma associação das batalhas dos exércitos, com outra guerra atual: a guerra da administração, no mundo dosnegócios.
É um livro rico em táticas para obter a vitória em confronto com os inimigos e com nós mesmos. Em cada capítulo, Sun Tzu explica a necessidade de observar e atacar os pontos fracos do inimigo.Como no capitulo I, onde são citados fatores que jamais se deve perder de vista, para que a glória e o sucesso sejam alcançados, tais como: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina.Destaca-se também, a importância de não adiar o momento do combate, não manter as tropas em campanha por muito tempo, não atacar duas vezes e ter sempre a vitória como seu maior objetivo.
O autor usaalgumas máximas que devem estar bem gravadas, para que o sucesso seja garantido, como: conservar os domínios e todos os direitos do príncipe que serves, assegurar a tranqüilidade das cidades do teupaís, colocar ao abrigo todos os vilarejos amigos, impedir que os vilarejos e os abrigos dos camponeses sofram qualquer dano, conservar intactos os domínios dos inimigos e sempre almejar alguém.
Sobrecidades, fala-se que apenas se deve atacar se não houver outra maneira, pois, para o autor essa seria a pior política.
Sun Tzu diz que, no comando dos exércitos há sete males cruciais:
I. Executarcegamente ordens tomadas na corte.
II. Tornar os oficiais confusos.
III. Misturar regras próprias para ordem civil e ordem militar.
IV. Confundir o rigor necessário ao governo do Estado ea flexibilidade que o comando das tropas requer.
V. Dividir a responsabilidade.
VI. Disseminar a suspeita, que engendra a desordem.
VII. Aguardar ordens em todas a circunstâncias.
No...
tracking img