A arte da guerra: resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra: Resenha



Sun Tzu um filosofo que se tornou general mostra neste livro que dominar “ A Arte da Guerra” é fundamental para o Estado, conhece-la bem é questão de vida oumorte e que a diferença entre segurança e ruína jamais deve ser ignorada. “ A Arte da Guerra” que em poucas palavras significa conhecer a si mesmo conhecer o seu inimigo ter os seu comandados sobdisciplina total e saber todas as informações tática necessárias para vencer a batalha, e as peças importantes neste tramite são os espiões, pois ele revelaram as posições tanto dos inimigos quanto dosseus próprios comandados se estão em posição de disciplina total.
Sun Tzu viveu por volta de 500 anos a.C, na China onde escreveu os 13 capítulos de A Arte da Guerra. Suas ideias ainda sãoatuais, sendo usadas por muito políticos, empresários e etc...
O livro tem várias estratégias e diz como um líder deve se comportar para influen-ciar seus subordinados. Grandes resultados serãoobtidos, se aqueles que utilizam a sua liderança e o poder de seu exército, para exercer espionagem e consequentemen-te retalhar os exércitos opositores.
O primeiro passo para enfrentar a guerrae para que ela seja ganha, é fazer um es-tudo preliminar detalhado baseado nos termos dos cinco fatores fundamentais e com-para-los com os sete elementos mencionados por Sun Tzu. Os cinco fatoressão: a in-fluência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. O domínio desses fatores levará o general à vitória e o desconhecimento deles à derrota. Após os estudos preli-minares, deve-sedeslocar as provisões financeiras, para que as despesas e custos necessários de uma guerra sejam cobertos, garantindo a formação de um exército. Os gastos da guerra é diretamente acrescido com o seutempo decorrido. As reservas es-tatais nunca serão suficientes nesta situação, prejudicando o poderio militar, favore-cendo à uma possível derrota.
Os prisioneiro são fatores importantes nas...
tracking img