Resenha a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA



TZU, Sun. A Arte da Guerra. São Paulo: Martim Claret, 2008.



O general-filósofo Sun Tzu viveu na China por volta do ano 500 a.C., escreveu treze capítulos que fizeram partede um manual de estratégia de guerra que ficou conhecido como a Arte da Guerra. Seus ensinamentos ainda são atuais, e é o livro utilizado por administradores, empresários e todos aqueles que desejamum embasamento em suas estratégias. Seu texto aplica-se à competição e ao conflito em geral. Sua meta é a vitória sem luta.

A Arte da Guerra demonstra as estratégias e meios de como um líderdeve-se portar para influenciar seus subordinados. Somente com liderança os resultados serão obtidos. Para ganhar uma guerra é necessário o estudo preliminar detalhado baseado em cinco fatoresfundamentais: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Somente com o conhecimento desses fatores levará o general à vitória, e o seu desconhecimento à ruína.

Os elementosessenciais para ganhar uma guerra são baseados em subordinados bem preparados, concessões de prêmios e castigo de forma adequada, previsão de vitória e derrota, atitudes concentradas e ataque as fraquezasdo inimigo promovendo a divisão quanto este estiver unido.

Após os estudos preliminares devem-se reunir as provisões financeiras de maneira que cubram as despesas e custos de uma guerra. Osgastos de uma guerra são diretamente acrescidos com seu tempo decorrido. Poderão as reservas não ser suficientes. Fatores como a utilização de prisioneiros na reconstrução dos territórios conquistadosdevem ser os objetivos do general, cujo destino do povo da futura nação está em suas mãos.

Sun Tzu destaca que a melhor estratégia de guerra é atacar a estratégia inimiga. O grande feito dahabilidade de um exército é o domínio de um inimigo sem combater. Reduzem as perdas de contingente e de tempo, reduzindo assim o desperdício financeiro. Um território conquistado em ruínas fica...
tracking img