Resenha arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da Obra

Livro “A Arte da Guerra - Por uma Estratégia Perfeita” de Sun Tzu pode ser descrito não somente como uma máxima em estratégias de combate, mas também como especialista eorientadora em qualquer campo em que a vitória a ser conquistada se deve por meio do confronto com outros, e como nós sabemos, enfrentamos muitas competições em nosso dia a dia, Sun Tzu foi um grande generalchinês do século IV a.C. e deixou como legado a humanidade o livro “A Arte da Guerra”, um verdadeiro tratado sobre as diversas formas de se obter êxito em empreendimentos arriscados.
O livro nosdemonstra a necessidade de observar cinco fatores de extrema importância na guerra:
- A influência moral- harmonia enter o povo e seus líderes;
- Tempo – condições climáticas;
- Terreno – conhecimentodo terreno, distâncias e seu relevo;
- Comando – o líder deve demonstrar sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e
Severidade;
- Disciplina – respeito à hierarquia e ás ordens.
Destaca-setambém a importância de ações furtivas, rápidas e dissimuladas (fingir fraquezas quando forte por exemplo).
Segundo o próprio autor a melhor coisa a fazer antes de partir para a guerra é atacar aestratégia inimiga, romper suas alianças e por fim atacar o seu exército, evitando atacar as cidades.
‘“A Arte da Guerra” ensina como vencer o inimigo sem um confronto que leve à morte de grandescontingentes de tropas: inquietando o inimigo, usando agentes para obter informações inimigas e preparando emboscadas.
O livro da ênfase também a como deve ser feita a ocupação do terreno e como reagir acada tipo de terreno e distância em que se encontra o inimigo.
Sun Tzu disse:
A arte da guerra é de importância vital para o Estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurançacomo para a ruína. Assim, em nenhuma hipótese deve ser negligenciada.
A arte da guerra é governada pelos seguintes fatores constantes, que devem ser levados em conta, são: A lei moral; o céu; a...
tracking img