A arte da guerra na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Cerca de 500 anos a.C Sun Tzu, um poderoso general filosofo redigiu um livro de treze capítulos chamado “A arte da Guerra” . Esta obra veio a se tornar de profunda influência no pensamento de homens e nações. Esta grande obra pode ser classificada como a essência da sabedoria de “como fazer a guerra”.
Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, adissimulação e a surpresa.
Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas para as dos economistas e administradores. Sendo assim podemos tirar do livro grandes ensinamentos que ha anos atrás eram de como vencer uma verdadeira guerra e que hoje usamos para vencer nossos concorrentes no mercado detrabalho.
“O verdadeiro objetivo da guerra e a paz”. Sun Tzu

SUN TZU

Sun Tzu general e filósofo conheceu profundamente manobras militares e sobre tal escreveu 13 capítulos que tornou-se mundialmente conhecido como A Arte da Guerra ensinando estratégias de combate e táticas ou guerra. Súdito do rei da província de WU, viveu grande turbulência na época do Estados Guerreiros na China.
Venceumuitas batalhas com sua sabedoria e sempre apresentando argumentos sempre válidos e muito racionais. Disciplinado, antes de guerrear planejava todos os movimentos e estratégias e motivava suas topas.
O livro A Arte da Guerra nos traz uma obra muito antiga e valiosa e esta é consumida entre as empresas no mundo dos negócios.
A lição é que temos que nos conhecer profundamente e travar uma “guerra”contra nossos concorrentes para atingir os melhores resultados. É necessário agir em conjunto e conhecer o oponente, o ambiente de ação, os obstáculos a serem vencidos e claro, conhecer pontos fracos e fortes.
A sabedoria é obter de seu adversário tudo que desejar transformando a sabedoria em nosso beneficio para alcançar a vitória. Embora temos que ter uma grande força de vontade para conseguir osnosso objetivos para ter a satisfação de prestigiar a vitória.

ARTE DA GUERRA

- CAPITULO I
ESTIMATIVAS OU CÁLCULOS

Esse capítulo fala que uma guerra possui cinco fatores fundamentais que são: a influência moral; o tempo; o terreno; o comando e a disciplina.
E baseado nos tempos de hoje para obter sucesso tem que haver liderança e união, planejamento para fazer acontecer os objetivosalmejados, comandar, coordenar a ação planejada e ter disciplina, fazer com que todos façam de maneira correta o que foi comandado através do planejamento para alcançar a vitória.

- CAPITULO II
EMPREENDENDO A GUERRA

Medida tomada para que se alcancem vitórias e não ter operações prolongadas, ao empreender a guerra nos tempos de hoje e para alcançar a vitória devemos ser estratégicos e fazeranalise de ambiente para medir forças, fraqueza, oportunidades e ameaças.

- CAPITULO III
VENCER ANTES DE LUTAR

Neste capitulo diz que vencer cem vezes em cem em batalhas não é o auge da habilidade, mas sim, subjugar o inimigo sem precisar lutar. Para vencer antes de lutar e sem precisar lutar. Para vencer antes é preciso atacar a estratégia do inimigo fazendo com que rompam suas alianças. Ocaminho da vitória pode ser previsto em cinco circunstâncias:
* Saber quando usou as e quando não pode lutar;
* Aquele que tem as tropas unidas pelo mesmo objetivo;
* Aquele que é prudente espera o inimigo potencial;
* Aquele onde seus generais são capazes e não sofrem interferências de seu soberano;
* Conheça o inimigo e a si mesmo assim uma sentença de batalhas você nuncacorrera riscos.

- CAPITULO IV
DISPOSIÇÃO DAS TROPAS

A sua invencibilidade depende de você mesmo e a vulnerabilidade do adversário depende dele mesmo.
A despesa acontece quando a própria força é inadequada ao taque quando abundante e a força. Um exército vitorioso triunfo antes do embate e um exército perdedor luta na esperança de vencer.
Os elementos da arte da guerra são: medida de...
tracking img