Wittgenstein e os jogos de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Como é possível a comunicação entre as pessoas? Como funciona a linguagem? Como se dá o significado de sua expressão?
Wittgenstein quer propor o fim da busca pela essência, ou seja, de um conceito pronto e definitivo.
Na Filosofia Contemporânea, a linguagem tem um papel predominante, em um mundo em que a comunicação torna-se fundamental.
Desta forma,existem inúmeros “jogos de linguagem” e, de acordo com o pensamento de Wittgenstein, cada indivíduo está inserido em muitos desses jogos, conforme ele conheça as regras de cada um.
Mesmo no nosso quotidiano, entre os diversos grupos afins, existem jogos de linguagem. As regras do jogo de linguagem de um grupo de religiosos são bastante diferentes das regras do jogo de um grupo de roqueiros, porexemplo. O universo de um é totalmente oposto ao universo do outro, de forma que cada um tem suas expressões lingüísticas próprias, tornando o jogo de um com um aspecto nem sempre muito claro para o outro.
Uma só pessoa, segundo o nosso autor, está inserida em vários jogos de linguagem, simultaneamente: o da sua família, da sua escola, do seu trabalho, dos seus amigos...
A linguagemé realmente indispensável à comunicação, e é através dos diversos jogos de linguagem que ela acontece.
Por meio deste trabalho, queremos, antes de mais nada, demonstrar o grande valor que a linguagem tem na Filosofia e, sobretudo, na nossa vida, nas nossas comunidades religiosas etc.
Como já foi dito, também faz-se necessário explorar o universos dos jogos de linguagem, demonstrandoque eles realmente existem, têm veracidade e neles estamos, indubitavelmente, inseridos.
Para tal, inicialmente conheceremos a vida e obra do nosso autor, as concepções lingüísticas de outros filósofos e/ou correntes filosóficas, as duas fases distintas do pensamento wittgensteiniano para, depois, adentrarmos no estudo dos jogos de linguagem.
1. Notas gerais sobre o autor
LudwigJoseph Johann Wittgenstein (Viena, 26 de Abril de 1889 — Cambridge, 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco considerado um dos maiores do século XX, tendo contribuído com diversas inovações nos campos da lógica, filosofia da linguagem, epistemologia, dentre outros. A maior parte de seus escritos foi publicada postumamente, mas seu primeiro livro foi publicado em vida: TractatusLogico-Philosophicus, em 1921. Os primeiros trabalhos de Wittgenstein foram marcados pelas ideias de Arthur Schopenhauer, assim como pelos novos sistemas de lógica idealizados por Bertrand Russel e Gottlob Frege. Quando o Tractatus foi publicado, influenciou profundamente o Círculo de Viena e seu positivismo lógico (ou empirismo lógico).
Wittgenstein planejava com o Tractatus resolver de vez osproblemas da filosofia. Acreditando ter cumprido seu objetivo e - profundamente influenciado pelas idéias cristãs de Leon Tolstoi, as quais Wittgenstein conhecera durante a 1ª Guerra Mundial - abandonou sua vida acadêmica propriamente dita, trabalhando como professor primário em vilas pobres da Áustria e como jardineiro em um mosteiro, além de arquitetar, junto com Paul Engelmann, a planta de uma casa emViena para uma de suas irmãs. Entretanto, em 1929, ele retorna à Cambridge, conquistando seu doutoramento e passando a se dedicar a uma continuação do Tractatus - que Wittgenstein percebera não ter resolvido de vez os problemas da filosofia -, preparando o que chamou de anti-filosofia, tentando novamente resolver de vez os problemas da filosofia, e escrevendo as Investigações Filosóficas, quetiveram publicação póstuma, em 1953.
Tanto seus primeiros trabalhos quanto os posteriores foram profundamente influenciados pela filosofia analítica. Antigos estudantes e colegas que adotaram as concepções de Wittgenstein incluem Gilbert Ryle, Friedrich Waismann, Norman Malcom, G. E. M. Anscombe, Rush Rhees, Georg Henrik von Wright e Peter Geach. Filósofos contemporâneos profundamente...
tracking img