O primeiro e o segundo wittgenstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludwig Joseph Johann Wittgenstein, austríaco, nasceu em 1889, publicou um único livro de filosofia em vida, o Tratado lógico- filosófico, em 1922, obra que exerceu profunda influência no desenvolvimento do positivismo lógico. Esta foi redigida no período dramático da 1ª guerra mundial.
Sua filosofia pode ser dividida em dois grandes momentos, o que conhecemos por Wittgenstein I, período anteriora 1929, a que corresponde ao Tratado Lógico-Filosófico, assim como à enorme influência que exerce sobre o Círculo de Viena e o neopositivismo; Wittgenstein II, período posterior a 1930 e a que corresponde as Investigações Filosóficas, que foi publicada postumamente em 1953.
Em Tratado lógico Filosófico, é abordado à questão de que os problemas da filosofia reposam em uma má compreensão dalinguagem pode-se assim dizer que a linguagem e os seus limites é o tema central desta obra. Wittgenstein, influenciado pelas obras de Frege e os trabalhos de Russell, estava convencido que grande parte dos problemas da filosofia resultava de um uso imperfeito da linguagem corrente, o que levava a frequentes confusões. Nesta obra ele pretende mostrar como uma proposição é capaz de representar um estadode coisas real ou possível, tendo como objetivo explicar como a linguagem consegue representar o mundo.
Wittgenstein coloca que o objetivo da filosofia é o esclarecimento da lógica dos pensamentos, que apresentam como resultado a elucidação das proposições, dado que a totalidade das proposições é a linguagem. Pode-se assim dizer que a lógica determina a estrutura da linguagem e que umaproposição é a linguagem expressa, constitui uma figura da realidade, um modelo de uma situação possível. Portanto o trabalho de Wittgenstein se foca na linguagem, através de sua analise lógica, ele procura demonstrar o que pode ou não ser afirmado acerca do mundo.
Em Tratado Lógico Filosófico Wittgenstein tem como objetivo saber como é possível o conhecimento a priori, se há e em que consiste uma ordem apriori no mundo, a partir dessa possibilidade emerge a questão do pensamento enquanto proposição. A partir disso, pode-se dizer que há uma espécie de isomorfismo entre pensamento e proposição e desta com o mundo uma vez que é por meio da proposição que o pensamento exprime-se de modo perceptível aos sentidos.
Um conjunto de proposições que descrevem ou figuram algum estado de coisas possíveis nãoé mais do que a linguagem com sentido, o sentido resulta do fato de descreverem algo que acontece na realidade e em última instância é susceptível de ser verificado. A proposição dotada de sentido constrói um modelo da realidade. Em outras palavras, a proposição dotada de sentido tem a propriedade intrínseca da bipolaridade - em princípio, tanto pode ser verdadeira como falsa. Como coroláriodessa propriedade, qualquer afirmação sobre fatos do mundo é necessariamente contingente.
O mundo que ele descreve no TLP, é a totalidade dos fatos e não das coisas, totalidade esta que pode ser afigurada por proposições verdadeiras, pois a proposição é um modelo da realidade como a pensamos. Entender o mundo significa entender a forma lógica que sustenta uma proposição e o que é lógico não podeapenas ser possível, pois a lógica trata de cada possibilidade e todas as possibilidades são seus fatos. Os limites da linguagem significam os limites de mundo, pois pela analise da linguagem, podemos compreender o mundo, uma vez que este se decompõe em fatos.
A linguagem e o pensamento que Wittgenstein se refere no TLP são comuns a todos os homens independente de sua origem e cultura. A realidadee o mundo são universalmente partilhados e tem apenas um único significado. O TLP devia resolver definitivamente os problemas dos quais tratava, no entanto Wittgenstein, depois de 7 anos de silêncio, voltou a filosofia e com esse regresso ele abandonou parte de suas teses apresentadas na primeira obra.
A segunda formulação do pensamento de Wittgenstein se distingue da formulação do Tratado...
tracking img