Wittgenstein ii – o problema da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Wittgenstein II – O Problema da Linguagem


Resumo

Ludwig Joseph Johann Wittgenstein nascido no dia 26 de Abril na cidade de Vienna no ano de 1889 é um filósofo austriaco, porém naturalizado mais tarde brtânico. Foi um dos principais atores para a virada linguística da filosofia. Suas duas obras de maior sucesso e repercussão são palco para a amostra de uma pequena parcela do trabalhodeste grande contribuidor da linguagem. O embate que é proposto por este artigo trata dos chamados “jogos de linguagem”, assim definido por Ludwig Wittgenstein. A sua segunda obra de maior sucesso chamada “Investigações Filosóficas” é base para este artigo, pois nele é retratado um lado de contrariedade com sua primeira obra, o lado analítico de Wittgenstein passa a tomar rumos pragmáticos.Palavras-chave: Wittgenstein. Jogos de Linguagem. Investigações Filosóficas.

Introdução

Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco, produziu dois livros Tractadus Lógico-Philosophicos, publicado em 1922 e Investigações Filosóficas, publicado em 1953. Essas duas obras representaram suas duas fases no campo da filosofia. No primeiro livro ele fala sobre a figuração dalinguagem, ou seja, através da representação dos objetos dar significado a linguagem. Na segunda publicação ele critica o primeiro livro e fala sobre os jogos de linguagem.
Com esse artigo pretendemos mostrar a problemática da linguagem proposta por Wittgnestein no seu segundo livro, fazendo uma comparação entre a primeira e a segunda obra do autor e ainda falar um pouco sobre os Jogos da Linguagem,um dos temas principais do livro Investigações Filosóficas.



















Wittgenstein II – O Problema da Linguagem

Ludwig Wittgenstein foi um filósofo austriaco (1889- 1951) nascido em Vienna e que revolucionou o estudo da linguagem contribuindo também para os campos da lógica, filosofia da matemática e filosofia da mente com suas duas importantes e valiosas obras. Oprimeiro entítulado de Tractatus Lógico-Philosophicus publicado em 1921 e o segundo em 1953 dois anos após sua morte com o título de “Investigações Filosóficas”. Os dois escritos de Wittgenstein parte de um presuposto para se analisar a extensão e a profundidade da linguagem, porém em Investigações os argumentos usados são para criticas as ideias difundidas em seu primeiro trabalho Tractatus emespecial a essência da linguagem, a relação entre eles é mais vista em contrariedade do que semelhanças, como o próprio autor definia.
Um dos problemas com o qual Ludwig Wittgenstein lidava era os jogos de linguagem, frutos de idealizações o qual representa regras estabelecidas por um grupo de falantes que constituem a linguagem igual a nossa, e quanto menores fossem nossas ambiguidades e dependênciada nossa expressão em relação ao contexto. As vicissitudes do uso mais claro e determinado deve ser aquilo que queremos dizer. Ludwig Wittgenstein na primeira obra de maior ascensão o Tractatus Lógico-Philosophicus publicado no ano de 1921 critica as demandas que se apresentavam na construção de uma representação ideal.
No início de sua obra “Investigações Filosóficas” Wittgenstein mencionaSanto Agostinho e descreve um jogo de linguagem o que abandona a concepção de ser um calcúlo e passa a ter um aspecto pragmático o que segundo ele mostra uma imagem da essência da linguagem e o significado da palavra é um objeto no lugar da qual a palavra está.
Pense no seguinte jogo de linguagem: envio alguém às compras.
Dou-lhe uma tira de papel com os sinais “cinco maçãs verdes”. Ele levaa tira de papel ao vendedor, que abre a gaveta em que estão os sinais “vermelhas”; então ele procura numa tabela a palavra “vermelho” e encontra na sua frente um modelo da cor; então ele recita asérie dos números cardinais – supondo que a saiba de cor – até a palavra “cinco” e a cada número ele retira da gaveta uma maçã da mesma cor do modelo.
“Mas como ele sabe onde e como deve...
tracking img