Western no cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Western é considerado por muitos o gênero mais próprio do cinema americano, sendo até citado por André Bazin ( O Cinema: Ensaios - Editora Brasiliense, 1991 - Capítulo XVI p. 199) como “O cinema americano por Excelência”. O gênero tem suas raízes na história da construção da nação americana e trata de questões como A Guerra de Secessão, a expansão territorial para o Oeste, o confronto com osíndios e a construção de uma sociedade.
“O Western é o que o cinema americano possui de autêntico, tirado da terra de sua gente antepassada que enfrentou a clamorosa Guerra Civil que viria transformar radicalmente a sua paisagem econômica e provocar tremendos desajustes próprios de um pós guerra. O Western é o sangue básico do americano, sua cultura popular, sua formação étnica, religiosa no queele possui de indevassável.” (ROCHA, Glauber In. Western – Introdução ao gênero e ao herói p. 116 Editora São Paulo, Cosac & Naify, 2005.)
Em meio a esse período conturbado e de profundas mudanças tanto no âmbito político, quanto econômico e social nos Estados Unido, o western surge carregado de ideologias e valores. Justamente por estar se iniciando um processo de consolidação da sociedadeamericana nas paisagens do Oeste, as questões morais ainda eram muito maleáveis. Como fazer valer a justiça em uma terra quase deserta e onde a guerra era constante? Essa necessidade de um pilar de conduta moral faz nascer nos filmes desse gênero a figura da donzela. Na maioria dos Westerns a donzela representa a pureza, a moral e os bons costumes.
“O Western institui e confirma a mulher em suafunção vestal das virtudes sociais de que este mundo caótico ainda tem a maior necessidade. Ela contém em si não apenas o futuro físico, mas,pela ordem familiar à qual ela aspira como a raiz à terra, seus fundamentos morais. (BAZIN, André In. Cinema: Ensaios - Editora Brasiliense, 1991 - Capítulo XVI p. 204)
O seja, a donzela é peça fundamental do Western. Salvar a donzela em um confronto entre brancose índios simboliza preservar a moral e fazer valer o esclarecimento e a civilidade dos brancos sobre a selvageria dos nativos.
Entretanto, as transformações sociais da época também influenciaram o Western, fazendo com que o gênero perdesse um pouco do seu maniqueísmo inicial. No filme de Fred Zinnemann, Matar ou Morrer (High Noon, 1952), durante a cena de troca de tiros entre o xerife Will Kanee Frank Miller e sua gangue, um acontecimento inesperado rompe com esse conceito. Amy, mulher de Will, atira em um dos homens para salvar seu marido. A donzela de conduta inquestionável, mata um homem porém sua ação é passível de redenção, pois teve em vista uma causa nobre, defender seu marido.
Em “No tempo das Diligências” (Stagecoach, 1939), de John Ford, também observamos uma construçãodramática que desconstrói o maniqueísmo e critica a sociedade a todo momento. O filme nos apresenta oito personagens centrais representando diversos estereótipos e desconstrói a visão pré concebida da sociedade sobre eles, relativizando a questão do certo e errado absoluto.
“No tempo das Diligências, de John Ford, nos mostra que uma prostituta pode ser mais respeitável do que os beatos que aexpulsaram da cidade e do que a mulher de um oficial; que um jogador debochado pode saber morrer com dignidade de aristocrata, que um médico bêbado pode praticar sua profissão com competência e abnegação; um fora da lei perseguido, por algum ajuste de contas passado e provavelmente futuro, dar provas de lealdade, de generosidade, de coragem e de delicadeza, enquanto um banqueiro considerável e respeitávelfoge com o cofre.” (BAZIN, André In. Cinema: Ensaios - Editora Brasiliense, 1991 - Capítulo XVI p. 206)
Outro personagem característico do Western é o cowboy solitário. Na maioria das vezes não se sabe ao certo de onde ele vem nem pra onde vai, possui um ar misterioso, quase melancólico. Em “No Tempo das Diligências” temos Ringo Kid como exemplo do tipo de personagem. Não sabemos de onde...
tracking img