Voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Gago Coutinho | Ana Pereira nº2 2ºPT1 |
13-3-2011

Ano Lectivo 10/11 | Voleibol |

Índice

I. Breve história do Voleibol
II. Ficha de apresentação
III. Regulamento

Breve história do Voleibol
O jogo do voleibol foi introduzido por William G. Morgan, em 1896, na cidade norte-americana de Springfield, no Massachusetts. Desde então, tornou-se um dos desportoscolectivos mais apreciados e praticados em todo o mundo, com competições oficiais a serem disputadas em inúmeros países.
O campo é rectangular, com 18 M de comprimento por 9 M de largura, dividido ao meio por uma rede de um metro de altura. Os jogadores passam a bola uns aos outros, não mais de 3 vezes, e tentam transpô-la para o outro lado da rede (o campo do adversário), de modo a que a outraequipa não consiga impedir a bola de tocar no chão do seu campo ou se veja obrigada a atirá-la para fora do seu espaço de jogo. A regra, técnica fundamental, é esta: quando uma equipa é detentora da bola, não a pode deixar cair ao chão. A bola é de menor dimensão que a de Basquetebol. Mede entre os 65 e 67 cm de circunferência e pesa entre 260 a 280 g.
Os primeiros campeonatos eram limitados aoshomens e principiaram em 1949. Os campeonatos femininos tiveram início em 1952. As regras do jogo evoluem de acordo com as interpretações da Federação Internacional de Voleibol, que foi criada em 1947.

Ficha de apresentação
Objectivo
Enviar regularmente a bola por cima da rede, de modo a tocar o campo contrário e evitar que a bola toque o solo do seu próprio campo.
Material


O jogo éganho pela equipa que vença três sets.
Número de jogadores
12 Jogadores por equipa [6 efectivos e 6 suplentes]
Duração do jogo
Número de árbitros
2 Árbitros:
* Primeiro-árbitro
* Segundo-árbitro
[4 juízes de linha e 1 marcador]
Terreno de jogo

Regulamento

Para ganhar um jogo:
* Um jogo é ganho pela equipa que vencer três sets;
* Caso as duas equipas estejam empatadas emrelação ao número de sets ganhos [2-2], o Set decisivo [5º] é jogado até aos 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos
Para ganhar um Set:
* Vence um Set a equipa que primeiro fizer 25 pontos, desde que tenha uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até existir uma diferença de 2 pontos [26-24; 27-25]
Para marcar um ponto:
Uma equipa marca um ponto:* Se colocar a bola no chão do terreno de jogo adversário;
* Quando a equipa adversária comete uma falta;
* Quando a equipa adversária recebe uma penalização.

Sistema de pontuação* Cada equipa deverá ter sempre em jogo 6 jogadores. A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipa e controlada pela ordem de serviço e pelas posições dos jogadores ao longo do set.
* A rotação efectua-se sempre que a equipa ganha direito aoserviço; os jogadores rodam no sentido dos ponteiros do relógio.
Rotação

Rotação em campo

A bola é considerada fora quando:
* Toca o solo completamente fora das linhas limites do terreno de jogo;
* Toca um objecto fora do terreno de jogo, o tecto ou alguém exterior ao jogo;
* Toca as varetas, postes, cabos ou a rede, desde que no espaço exterior ao das bandas laterais;...
tracking img