Projeto pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA BATISTA BETEL
CURSO DE BACHAREL TEOLOGIA





LUCIANO NASCIMENTO DA COSTA



METODOLOGIA CIENTIFICA
RESUMO DO TEXTO AS CIÊNCIAS








RIO BRANCO, ACRE.
2012



AS CIÊNCIAS

A definição de ciência vai depender da formação daquele que o realiza, enquanto um filósofo classifica a ciência como uma dentre varias formas de conhecimento, um cientistaconsidera o conhecimento por excelência. Já o sociólogo, por sua vez, pode estudar a ciência como o resultado de forças socioeconômicas conflitantes, abordando os aspectos ideológicos que a constituem, e envolvem. Um leigo por sua vez, encara a ciência como algo inconcebível.
Decidimos ceder dos esforços para a pura definição conceitual e propomos quatro caminhos tangenciais, em primeiro lugar,podemos utilizar o recurso da negação, definir o que em geral não e considerado parte das ciências, segundo, podemos obter resultados adotando um ponto de vista diacrônico, traçando um panorama histórico das ciências, podemos, ainda aborda diferentes tentativas de divisão e classificação das ciências, por fim, já no campo de atuação próprio das ciências, podemos abordar a diversidade dos métodoscientíficos.

1.1 OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO

A clássica divisão de níveis de conhecimento mostra-se, num exame mais apurado, extremamente frágil, de qualquer forma, como os níveis de conhecimento são temas recorrentes nos textos sobre metodologia, podemos aproveita-los para breves reflexões.

1.1.1 Conhecimento popular ou empírico

Esse conhecimento e desenvolvido no contato direto e diáriocom a realidade, funciona como um conjunto de crenças e opiniões, esse conhecimento não e tão confiável quanto o conhecimento científico.

1.1.2 Conhecimento religioso ou teólogo

O que funda o conhecimento religioso e a fé, as verdades religiosas estão registradas em livros sagrados, são em geral tidas como definitivas, e não permitem revisão mediante a reflexão ou a experiência.

1.1.3Conhecimento filosófico

A filosofia nasce como um tipo de saber que procurar diferenciar-se dos mitos, das retoricas, dos sofistas, das tragédias e dos poetas, e, a parti de então, se estabelece por séculos, como um espaço de liberdade de pensamento, desafiando a lei de que o conhecimento pode tornar-se ultrapassado ou superado com o tempo com novas experiências ou com surgimento de novosinstrumentos de observação, junto com ela nascem também às ciências.
A filosofia e considerada a ciência-mãe da qual foram, pouco a pouco, separando-se formas de pensar e métodos que mais tarde se especializaram e se tornaram independentes, e que hoje consideramos ciências. A filosofia tem, também, um caráter metalinguístico, que e considerado um diferencial em relação às ciências.
A diferença entre ocientista e o filosofo é, fácil de perceber, o cientista se fixa sobre o objeto sem olhar a maneira com que o atinge, de outro modo o filosofo centraliza sua atenção sobre o sujeito que conhece e sobre as atividades do espirito, acionadas para aprender seu objeto. A filosofia e uma reflexão do espirito sobre o trabalho do espirito, a ciência é uma flexão sobre o objeto sobre o qual ele se debruça.1.1.4 Conhecimento científico

As noções de experiências, e verificações são essenciais nas ciências; o conhecimento científico deve ser justificado e é sempre passível de revisão, desde que se possa provar sua inexatidão. Ha nas ciências, pois, um movimento circular, que parte da observação da realidade para a abstração teórica, retorna a realidade- direciona-se novamente à abstração.1.2 BREVE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS

A ciência, e uma criação dos últimos trezentos anos. Estabilizou sua forma por volta de 1660, quando a Europa sacudiu por fim o longo pesadelo das guerras religiosas.
Einstein foi um nome importante na historia da ciência, teve publicado escritos que realizaram notabilíssimos progressos na área da física. Também foram formuladas pela primeira vez as equações que...
tracking img