Voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Claretiano


Educação Física - Licenciatura













Unidade 1 e 2











Guilherme Silva







São José dos Campos
2012


Sumário
1 O Surgimento e Origem do Voleibol 3

2 Chegada ao Brasil 4

3 A Evolução do Voleibol 5

4 Diferentes Possibilidades de Jogar 6

5 Voleibol Adaptado para Deficientes Físicos 7

6Voleibol Adaptado para os Idosos 8

7 Vôlei de Praia 9

8 Minivoleibol 11
































1 O Surgimento e Origem do Voleibol


O Voleibol teve origem nos Estados Unidos no ano 1895, na cidade de Holyoke em Massachusetts. Com o nome de Minonette, o professor de Departamento de Educação Física da Associação Cristã dos Moços (ACM),William George Morgan foi seu idealizador. Devido às necessidades dos associados em participar de uma modalidade com menos fadiga e contato físico do que o Basquetebol, que era a principal modalidade da época, criou-se um jogo em que sua estrutura original era disputada em nove pontos em uma quadra dividida por uma rede, na qual se rebatia uma câmara de ar da bola de Basquetebol, que era rebatidade um lado ao outro. As dimensões da quadra era de cerca de 15,24m de comprimento, por 7,62m de largura. A rede tinha o seu comprimento de 8,25m, por 0,61m de largura sendo sua altura de 1,90m do chão ao bordo superior, tendo em quadra um numero de jogadores ilimitados e a única regra é que cada equipe tinha que ter o mesmo numero de jogadores, cada jogador podia tocar duas vezes na bola e onúmero de passes era ilimitado. Com o passar do tempo as regra foram modificadas para uma melhor dinâmica do jogo.






















2 Chegada ao Brasil


O primeiro país da América do Sul a conhecer o Voleibol foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país. No Brasil temindícios que a modalidade surgiu em 1915, no Colégio Marista de Recife, Pernambuco. Porém, há registros que o Voleibol foi introduzido no Brasil em torno de 1916/1917 na Associação Cristã de Moços de São Paulo. Só em 1923 o Fluminense organizou um torneio para membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres. Em 1951 surge o primeiro Campeonato Sul-Americano de Voleibol, já 1954 surgiria aentão Confederação Brasileira de Voleibol. Na década de 1970, os militares elegem o esporte para reprodução do ideal de sociedade. Este período foi marcado por ações violentas e repressivas e os cursos de Educação Física, preparavam docentes para que seguisse essa vertente tecnicista. Este quadro permaneceu durante alguns anos. Já nos anos de 1982 e 1984 com as conquistas das medalhas deprata a modalidade passou a ser a segunda na preferência nacional, perdendo apenas para o Futebol.






















3 A Evolução do Voleibol


Até o surgimento da FIVB em 1947, foram poucas as mudanças na modalidade como por ex: 1921 uma linha traçada sob a rede, dividindo a quadra em duas metades; 1937 múltiplos contatos com a bola são permitidos; 1942 abola poderá tocar qualquer parte do corpo acima do joelho e outras mudanças mais. Em 1947 com a já formada FIVB passa ter regras novas, como a de 1957 que passa a ter dois árbitros, o uso das antenas foi recomendado. Em 1974 no México, muda o local das antenas de 9,4m para 9m e passa a ter três toques após o bloqueio. Em 1984, proibição do bloqueio do serviço. Em 1988 mudança no quinto set,para rally-point system, na qual cada saque vale um ponto e etc. Só em 1998 começa a adoção do rally-point system com 25 pontos e 15 pontos no tie-break, a introdução do líbero e mudança na cor da bola. As mudanças mais recentes ocorreram em 2009. Com isso o Voleibol fica mais dinâmico passando a ter adequação no formato televisivo e a volta do interesse do público pela modalidade....
tracking img