Vitaminas e coenzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

Vitaminas e Coenzimas
Vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitasvitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios. As necessidades vitamínicas variam de espécie para espécie, com a idade e com a atividade. Os vegetais, fungos e microorganismos são capazes de sintetizá-las; já os animais, salvo algumas exceções, não possuem essa capacidade, motivo pelo qual devem obtê-las a partir dos alimentos da dieta. Em algunscasos, os animais obtêm algumas vitaminas através de suas paredes intestinais, cuja flora bacteriana simbionte as produzem. Algumas vitaminas são ingeridas na forma de provitaminas (precursores), devendo ser ingeridas na alimentação, no caso de animais superiores. As vitaminas são substâncias lábeis, alterando-se facilmente por mudanças de temperatura, pH e também por armazenamento prolongado.Classicamente, são divididas em dois grupos: hidrossolúveis (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cobalamina e ácido ascórbico) e lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). Abaixo, serão descritas algumas das vitaminas citadas, mencionando as coenzimas por elas originadas.

A Tiamina origina a TPP (tiamina pirofosfato)
A Tiamina, também conhecida comovitamina B1, é composta por uma pirimidina substituída e um componente tiazol.

Estrutura química da tiamina

Tiamina

Hidrogênio Oxigênio Nitrogênio

Enxofre

Cobalto

Fontes - é produzida por bactérias, leveduras e vegetais. - é abundante em cereais integrais, onde se encontra na forma inativa. Nos animais, ao ser ingerida com os alimentos, vai para o fígado onde é transformada empirofosfato de tiamina (TPP), que é sua forma ativa, pela união de 2 fosfatos.

1
____________________________________________________________

______________________________________________ Prof.a Ana Chaves

Função - atua como coenzima de vários sistemas enzimáticos que catalisam reações de descarboxilação oxidativa (participam do Ciclo de Krebs, via das pentoses fosfatadas) - desempenham umpapel fundamental no metabolismo oxidativo de glicídeos e lipídeos, sendo importantes para a produção de energia no organismo. - é fundamental para o funcionamento do cérebro, músculos e nervos (sistema nervoso central, coração, fígado) Carência - causa degeneração de neurônios, manifestada por debilidade muscular, perda de reflexos, insuficiência cardíaca, edemas, falta de apetite (este quadrosintomático é conhecido como Beribéri)

A Riboflavina é precursora de FAD e FMN
A riboflavina ou vitamina B2 faz parte de um grupo de pigmentos amarelos denominados flavinas. Sua estrutura compreende uma base nitrogenada composta por 3 anéis de 6 C e 2 N, ligadas à ribose.

2
____________________________________________________________

______________________________________________ Prof.a AnaChaves

Riboflavina

Estrutura química da riboflavina

Hidrogênio Oxigênio Nitrogênio

Enxofre

Cobalto

Fontes - encontra-se amplamente distribuída na natureza, sendo produzida por bactérias, leveduras e vegetais verde escuros e com pigmentos amarelos (verduras e frutas), no leite e na gema de ovos, em carnes e no levedo de cerveja. Função - atua como precursora dos cofatores deflavina: FMN (flavina mononucleotídio) e FAD (flavina adenina dinucleotídio); estes sevem como coenzimas em reações de oxi-redução no metabolismo energético. Mais de 50 flavoproteínas (enzimas com cofatores de flavina) são conhecidas. - FMN e FAD podem aceitar elétrons de substratos ou então da coenzima NADH (descrito a seguir).

3
____________________________________________________________...
tracking img