Saude em santa luzia mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|Marionete Coutinho de Araujo |
|[Novembro/2011] |

[pic]

ANA PAULA FARIA MARCIANO
EDNEIA ALVES DE CARVALHO
LUZIA GONÇALVES ROSA VIANA
JÔ JAQUELINE DA SILVA MATA
MARIONETE
VÂNIA RASTE MOREIRA

1 INTRODUÇÃO
Orelato da realidade Municipal sobre a política de saúde e os principais indicadores sociais diz respeito a uma observação que norteará o trabalho desenvolvido pelo grupo. A analise da realidade propõe apresentar o diagnóstico da problemática social/ regional e seus respectivos indicadores sociais nos mostrará através de pesquisa, gráficos e fotos a serem apresentados na descrição dotrabalho.Lembrando que na década dos anos 60 ouve um marco dos indicadores sociais marcado pelo crescimento industrial e econômico e pelas grandes transformações sociais, mas foi na década de 1980 que houve um aprimoramento de novas experiências de formulação e implementação de políticas públicas, período marcado pela implantação de novas concepções, como o Planejamento Local, Planejamento Participativo, e aDescentralização o que acaba sendo restabelecidos os indicadores socias, além de outras fontes como universidades, sindicatos, centros de pesquisa, agências do Sistema de Planejamento Público, estatísticas públicas, dados censitários, estimativas amostrais e registros administrativos, que são consideradas matérias-primas para construção de indicadores.O Município estudado traz a importância dareflexão da analise da realidade, portanto ressaltará a problemática social propondo a intervenção de um profissional do Serviço Social,no planejamento da efetivação de políticas sociais na realidade investigada..

2 DESENVOLVIMENTO

Santa Luzia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, que pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte. Localizada a uma latitude 19º46’11” sul e auma longitude 43º51’05” oeste, estando a uma altitude de 751 metros do nível do mar. Sua população estimada em 2005 era de 214.398 habitantes, com a maior concentração populacional e atividade comercial no Distrito São Benedito, afastado 08 km do centro do município.
Possui uma área de 234,454 km² e subdivide-se em Parte Alta, Parte Baixa, Distrito São Benedito, Distrito Industrial Simão da Cunhae Zona Rural.
Situada a 25 km de Belo Horizonte, Santa Luzia esta localizada de forma estratégica na Região Metropolitana, próxima aos aeroportos de Confins e da Pampulha. A cidade é banhada pelo Rio das velhas; dispõe de linha férrea e gasoduto subterrâneo. Santa Luzia é o 3º Pólo Industrial da Grande BH e ocupa o décimo lugar entre as maiores cidades de Minas Gerais. O município possui trêsvias de acesso com portais: a MG-20 ou Avenida das Indústrias; a MG 10 via São Benedito e a BR 381, através da rodovia Beira Rio. Os portais marcam o limite da cidade com Belo Horizonte e Sabará e dão identidade ao município, além de fazerem parte do sistema de segurança da cidade. Santa Luzia é uma cidade voltada para o turismo religioso, pois mantém viva a cultura popular através de festasreligiosas como: Nossa Senhora do Rosário, Folia de Reis e a padroeira da cidade, Santa Luzia. O município se destaca pelo seu potencial de desenvolvimento industrial, comercial e de serviços.
Para atrair investidores no município, a prefeitura municipal adotou a política de incentivos fiscais, como a alíquota de 2% do ISSQN. Nos cinco distritos industriais estão instaladas diversas empresas de váriossegmentos de mercado. Nos últimos quatro anos, a taxa de crescimento da cidade foi de 13% e o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 78%. Este crescimento é reflexo de uma política voltada para o desenvolvimento econômico e social, ou seja, investir na geração de empregos, no atendimento social e na preservação da identidade cultural do município.
[pic]

Localização em Minas Gerais

Evolução...
tracking img