Vitaminas e coezimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINAS E COEZIMAS


Sumário

RESUMO 1
1. INTRODUÇÃO 2
2. VITAMINAS 3
2.1 Lista das Vitaminas: 3
2.1.1 Vitaminas Hidrossolúveis: 4
2.1.2 Vitaminas Lipossolúveis: 5
2.2 PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS VITAMINAS: 6
2.2.1 Tiamina (Vitamina B
1) 6
2.2.2 Vitamina B2 7
2.2.3 Ácido Pantotênico (Vitamina B5) 8
2.2.4 Vitamina B6 8
2.2.5 Acido Fólico9
2.2.6 Vitamina B12 10
2.2.7 Vitamina C 11
2.2.8 Biotina 11
2.2.9 Niacina e Niacinamida (Fator PP) 12
2.2.10 Vitamina A 13
2.2.11 Vitamina D 15
2.2.12 Vitamina E 16
2.2.13 Vitamina K 17
3. COENZIMAS 18
3.1 Nucleótidos 19
3.2 Coenzimas Piridínicos: NAD e NADP 19
3.3 Coenzimas Flavínicos: FMN e FAD 19
3.4 Coenzima A 20
3.5 Coenzimas Cobamídicos 20
3.6 Pirofosfato de tiamina: TPP21
3.7 Fosfato de Piridoxal: PLP 21
3.8 Biotina 21
3.10 Menaquinona 22
3.11 Ubiquinona 22

RESUMO

Vitaminas são substâncias de ocorrência natural, cuja ausência ou deficiência na dieta provoca doenças específicas, possuem na sua estrutura compostos nitrogenados. São classificadas conforme sua solubilidade em água ou gordura: Hidrossolúveis e Lipossolúveis. A noção de vitamina pode serfisiológica e nutricional. Elas regulam o metabolismo e ajudam os processos bioquímicos que liberam a energia do alimento digerido. São consideradas micronutrientes, pois o organismo necessita de quantidades relativamente pequenas de vitaminas em comparação a outros nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídios e água. Em nosso organismo, as reações químicas que ocorrem de forma contínua sãoativadas ( catalisadas ) pelas enzimas ( toda enzima é uma proteína ). As vitaminas atuam junto com essas enzimas ( como coenzimas ), permitindo assim que todas as atividades que ocorrem no organismo aconteçam de forma rápida e precisa. Coenzimas são compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas, que atuam em conjunto com as enzimas. Coenzimas são substâncias de natureza não protéica que,não constituindo substratos ou produtos de uma reação enzimática, contribuem, no entanto para a sua cinética. No geral facilitam a aquisição ou a cadencia de grupos metabolicamente ativos envolvidos na reação. Assim uma concentração insuficiente de coenzima baixa e pode mesmo impedir que a reação ocorra, e concentrações adequadas permitem uma velocidade ótima de reação. Sob este ponto de vista,podemos considerar as coenzimas como ativadores enzimáticos.

1. INTRODUÇÃO

As vitaminas são um grupo de compostos orgânicos necessários apenas em quantidades mínimas na dieta. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal algumas vitaminas podem serproduzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares.
São elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocará manifestações de carência ao organismo, essenciais para reações metabólicasespecíficas do interior da célula e necessárias para o crescimento normal e para a manutenção da saúde.
Várias delas agem como coenzimas ou como um grupo de enzimas responsáveis pela promoção de reações químicas essenciais. Coenzimas são compostos orgânicos, quase sempre derivados de vitaminas, que atuam em conjunto com as enzimas, daí sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiraçãocelular.

2. VITAMINAS

Vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo no organismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo. As vitaminas se dividem em 2 grupos: Vitaminas lipossolúveis, hidrossolúveis. São elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de...
tracking img