Vitamina e

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A vitamina E
Vitamina E é o nome geral para duas classes de moléculas, tocoferóis e tocotrienóis, as quais são antioxidantes lipossolúveis. Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosados radicais livres.
O tocoferol é uma vitamina lipossolúvel da família da vitamina E. Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doençascardiovasculares. Melhora a circulação sanguínea, regenera tecidos e é útil no tratamento de seios fibrocísticos, tensão pré-menstrual e claudicação intermitente. É possível obter dos alimentos asdoses de vitamina. (Disponível em web site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_E)


Estrutura da vitamina E e seus grupos funcionais
Fórmula estrutural:

Fórmula molecular: C29H50O2Grupos Funcionais: Fenol e éter












Fontes e alimentos ricos em vitamina E
A Vitamina E pode está tanto nas fontes animais quanto em fontesvegetais.Sendo as fontes vegetais a sua forma mais potente. Infelizmente quase toda a vitamina E presente nos grãos é perdida quando eles são refinados.
Ela é presente também nos óleos vegetais, mas quandoestes são usados para fazer frituras, eles perdem a vitamina além de aumentarem a necessidade do organismo de tê-la.

Óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e ogérmen de trigo são as fontes mais importantes de vitamina E. Fontes secundárias são as nozes, a sementes, grãos inteiros, e os vegetais de folhas verdes.
Alguns alimentos básicos, como o leitee os ovos, contêm pequenas quantidades de a-tocoferol. Outras fontes de vitamina E são grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.Pesquisas recentes constataram que ‘’ uma dieta rica em vitamina E pode proteger contra o mal de Parkinson, de acordo com estudo da Universidade de Queen, no Canadá, publicado na revista Lancet...
tracking img