Vitaminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINA A
Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Este existe em duas formas principais: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos quereagem à luz e tornam a visão possível. A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.
VITAMINAB1(TIAMINA)

A tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos.

É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina.

Deficiência de vitamina B1: Excesso de vitamina B1:Beribéri, vômitos,
insônia, palidez,
taquicardia, dilatação cardíaca,
dispnéia, polineuropatia,
doença de Wernicke. Grandes doses podem interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B.
Fontes.
VITAMINA B2
Vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das oito vitaminas B. Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos (carboidratos) em combustível (glicose), queé "queimado" para produzir energia. Essas vitaminas B, freqüentemente referida como vitaminas do complexo B, também ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas. Vitaminas do complexo B são necessárias para uma pele, cabelos, olhos e fígado saudáveis. Elas também ajudam o funcionamento do sistema nervoso.
Todas as vitaminas B são solúveis em água, o que significa que o corpo não as armazena.VITAMINA C
A vitamina C é a vitamina antiescorbútica. Embora o escorbuto tenha sido descrito pela primeira vez durante as Cruzadas, a inter-relação específica entre escorbuto, frutas cítricas e ácido ascórbico não foi estabelecida até o século XX.
O ácido ascórbico é absorvido a partir do intestino delgado para o sangue por um mecanismo ativo e, provavelmente, também por difusão. Passarapidamente para dentro dos tecidos adrenais, do rim, fígado e do baço. As quantidades excessivas são excretadas na urina.
Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. O ácido ascórbico está envolvido na síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, no processo de cicatrização e recuperação após queimaduras e ferimentos, na resistência ainfecções, na absorção do ferro, entre outras funções. É importante na resposta imune e em reações alérgicas.
A vitamina C carrega a fama de proteger contra o resfriado. Vários estudos foram realizados, sem alcançar uma decisão unânime. Acredita-se, porém, que os benefícios pelo ácido ascórbico estejam mais na redução da severidade dos sintomas da gripe do que na prevenção do resfriado.
Deficiênciade vitamina C: Excesso de vitamina C:
Escorbuto (sangramento e inflamação da gengiva, dores musculares, sensibilidade geral ao toque),
Taquicardia,
Anemia por deficiência de vitamina C.Diarréia,
Pedras nos rins (em pessoas suscetíveis),
Alterações no ciclo menstrual.Fontes:A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas, em verduras, tomate, cebola, pimentão, melão, abacaxi, kiwi, morango,goiaba, entre outros.Recomendações Nutricionais de vitamina C:
VITAMINA D
A vitamina D (ou calciferol) é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina...
tracking img