Vitamina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitamina A (retinol)
A vitamina A é conhecida também como retinol, é uma substância responsável pela integridade da pele, revestimento dos pulmões, intestino, trato urinário e também da retina ocular.
A carência desta vitamina incluem: cegueira noturna,gripes e resfriados constantes,acne,boca seca,pele seca,dor de cabeça,unhas rígidas que se descamam facilmente,falta de apetite,dor nosolhos,cabelos sem brilho,diminuição da fertilidade, perda do olfato.
O  excesso de vitamina A pode ser tóxico, apresentando inicialmente sintomas como sonolência, irritabilidade, cefaléia e vômito. Cabelo escasso e áspero, a queda parcial das sobrancelhas, as rachaduras labiais e a pele seca e áspera, podem ser também sinais de intoxicação crônica.
Fontes de alimentares: óleo de fígado depeixe, fígado bovino, gema de ovo, manteiga, creme de leite, vegetais de folha verde, vegetais e frutas de coloração amarelada, óleo de palma-vermelha.

Vitamina B1 (tiamina)
A vitamina B1 ou tiamina, é uma vitamina essencial para o metabolismo energético, ou seja para que as células sejam capazes de transformar o açúcar do sangue em energia.
A carência desta vitamina na alimentaçãohumana pode conduzir à avitaminose, apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke-Korsakoff e o beribéri.
Fontes alimentares : levedura, legumes, cereais integrais, cereais integrais, carne vermelha (especialmente a carne de porco e o fígado), castanhas e nozes, batata.

Vitamina B2 (riboflavina)
A principal função da vitamina B2 (riboflavina) no organismo éfavorecer o metabolismo de gorduras, açucares e proteínas. Ela é uma vitamina que atua no sistema respiratório e auxilia nos processos oxidativos.A vitamina B2 também é importante no metabolismo energético e na proteção da bainha dos nervos.
A carência dessa vitamina apresenta sintomas como inflamações na boca, anemia e sensação de cansaço. Seu tratamento é feito com o aumento da ingestão de alimentosricos com essa vitamina ou com a toma de suplementos vitamínicos.
Não é preocupante o a ingestão em excesso dessa vitamina, uma vez que o excesso não é tóxico e é eliminado pelos rins.
Fontes Alimentares: Leite e os seus derivados,  Queijo,  Carne,  Ovos,  Vegetais de folhas verdes,  Grãos de cereais.

Vitamina B3 (Nicotinamida/Niacina)
Vitamina B3 ou niacina é uma substância essencialpara o processo metabólico, que transforma os alimentos que ingerimos em energia dentro do organismo para que o corpo use corretamente os nutrientes dos alimentos.
Ela é também conhecida como vitamina PP, por ser preventiva da pelagra.
A deficiência dessa vitamina provoca diarréia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão e problemas de pele.
Fontesalimentares :  Carne Bovina magra, fígado, Aves, Peixes, Amendoim, Ovos, Leite, Cogumelos.

Vitamina B4 (adenina)
NÃO É CONSIDERADA MAIS VITAMINA !

Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
A vitamina B5 ou ácido pantotênico é uma substância determinante para o metabolismo, para a regulação dos suprimentos de energia e utilizada para diminuir o stress físico e mental.
A deficiência dessavitamina provoca sintomas como insônia, cãibras nas pernas, sensação de ardência nos pés, doenças neurológicas, baixa produção de anticorpos e fadiga. A vitamina B5 está presente em grande parte nos alimentos, por isso é raro ocorrer problemas relacionados a sua deficiência, que geralmente aparecem em casos de desnutrição grave.
Fontes Alimentares: Abacate,  Batata doce,  Carne Bovina,  Carne deFrango,  Fígado, Legumes, Leite e derivados, Lentilha, Gema de ovo.

Vitamina B6 (Piridoxina)
A principal função da vitamina B6 (piridoxina) no organismo é auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras e na formação da hemoglobina. É uma vitamina que promove o bom funcionamento do sistema nervoso e uma pele saudável.
A deficiência de vitamina B6 pode ser causada pela má absorção  no trato...
tracking img