Vitamina b1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vitamina B1 - C12H17ClN4OS·HCl - ( tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas. A coenzimada tiamina – pirofosfato de tiamina PFT - é a chave para várias reações na decomposição da glicose em energia. A PFT actua como coenzima na descarboxilação oxidativa e nas reacções detranscetolização. A tiamina também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

A vitamina B1 é instável ao calor, meios alcalinos, oxigénio e radiação. A hidrossolubilidade étambém um factor de perda de tiamina a partir dos alimentos. Cerca de 25% da tiamina nos alimentos é perdida durante o processo de cozedura normal. Podem ser perdidas quantidades consideráveis na água dedescongelação dos alimentos congelados ou na água utilizada para cozinhar carnes e vegetais. Para preservar a tiamina, os alimentos devem ser cozinhados num recipiente coberto durante o mais curto deespaço de tempo possível e não devem ser mergulhados em água ou aquecidos durante muito tempo. Os sucos e a água utilizada para a cozedura devem ser reutilizados em guisados e molhos.
MetabolismoA tiamina é absorvida principalmente na parte superior do duodeno e um aumento significativo da concentração tiamínica é observado na secção distal do intestino somente após ingestão de grandesdoses. Depois de absorvida, a tiamina, através da mucosa intestinal, é transportada para o fígado, por meio da circulação portal e, dessa forma, parte da vitamina aí encontra retorna ao lúmen intestinalcom a bile, em um ponto bem distante do local de absorção máxima. Na sua quase totalidade , a tiamina é introduzida com os alimentos, em partes sob sua forma livre (especialmente os alimentos de origemanimal), e mais freqüente, sob forma de pirofosfato.
A tiamina absorvida pelo intestino delgado sofre fosforilação na mucosa intestinal, sendo absorvida sob essa forma. Quando da administração...
tracking img