Vitamina b1 e c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAMINA B1 E C

ALFENAS 2013



SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................Página 4

2. Vitamina B1 – Características Químicas...................Página 5

3. Vitamina B1 – FontesEndógenas/Exógenas............Página 6

4. Vitamina B1 – Funções e Metabolismo.....................Página 7

5. Vitamina B1 - Necessidades Diárias.........................Página 8

6. Vitamina B1 – Hipo/Hipervitaminose.........................Página 9

7. Vitamina C – Características Químicas.....................Página 10

8. Vitamina C – FontesEndógenas/Exógenas..............Página 11

9. Vitamina C – Funções e Metabolismo.......................Página 11/12

10. Vitamina C – Necessidades Diárias...........................Página 13

11. Vitamina C – Hipo/Hipervitaminose............................Página 14/17

12. Conclusão...................................................................Página 18

13. Referências Bibliográficas..........................................Página 19

Introdução

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, échamado de hipervitaminose. 
As vitaminas que serão abordadas no trabalho são classificadas em hidrossolúveis, que são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Como o organismo não tem capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveisnecessitam de reposição diária.

VITAMINA B1
1. Características químicas:

A vitamina B1 é essencial para converter os açúcares, as gorduras e o álcool em energia. É necessária para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular, incluindo o bom funcionamento do músculo cardíaco.
A vitamina B1 é também chamada de tiamina porque tem na sua estrutura básica um anel de tiazol e outro depirimidina; também conhecida pelo nome de aneurina, em função de suas qualidades antineuríticas. É solúvel em água, é oxidada facilmente pelo ferrocianeto de potássio a tiacromo, principalmente na presença de álcalis. A estabilidade da tiamina é boa mesmo no calor quando em estado solido ou em solução ácida. Tem como anti-vitaminas a piritiamina, a oxitiamina e o amprolium.Estrutura química da tiamida

A vitamina B1 ou tiamina é uma das vitaminas do chamado complexo B. Este grupo de vitaminas tem em comum (exceto a vitamina B12 e o ácido fólico), o fato de a sua função estar relacionada com a libertação de energia contida nos alimentos. Também, à exceção da vitamina B12, têm a característica de serem solúveis em água, o que impede o seu armazenamento nocorpo.. Ela forma algumas das substâncias que compõe o ciclo de Krebs. Também age no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

2. Fontes endógenas e exógenas:
2.1 Fontes Endógenas:
Existe síntese bacteriana de tiamina no intestino grosso, porém acredita-se que muito pouco seja absorvido.
3.2 Fontes Exógenas:
A vitamina B1 (tiamina) é encontrada na maioria dos alimentos,mas principalmente em pequenas quantidades. A melhor fonte da vitamina B1 é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes da vitamina B1 incluem a carne (especialmente carne de porco e presuntos), algumas espécies de peixe (enguia, atum), cereais integrais e pães, nozes, legumes secos e batatas. Nos grãos de cereais, o farelo, fonte da vitamina B1 (tiamina) muito rica é removido durante a...
tracking img