Visual merchandising: 99 dicas para uma vitrine magnética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
A vitrine é responsável por pelo menos 70% das vendas de uma loja, logo sua importância é enorme. Imagine que a cada 100 vendas, 70 sejam por causa de alguma coisa que chamou a atenção do consumidor nessa vitrine. Agora imagine que a vitrine dessa semana está desorganizada, sem tema, morna.Você consegue manter seu negócio com apenas 30% das vendas (supondo que o produto tenha boaqualidade, valor percebido pelo cliente como justo e um excelente atendimento)?

O consumidor de hoje está muito mais centrado em sí e só gosta do que é parecido com ele, seus valores, seus desejos, suas cores preferidas, a decoração, o aroma... A loja precisa ser uma extensão do ambiente que seu cliente frequenta (ou quer frequentar) e a decoração da vitrine é a forma de demonstrar que sua lojafaz parte do mesmo mundo dele. O universo das vitrines é tão diverso e fascinante como somos nós, consumidores do século 21. Por isso, eu espero que esse e-book possa ajudá-la (o) a atrair o maior número possível de clientes para sua loja tornando-a uma Vitrine Magnética.

Porque um e-book? A palavra chave é acessibilidade. Quando eu escrevo, penso que alguém lá longe, que não tem acesso aosgrandes centros e quer que sua vitrine seja atrativa, magnética, possa utilizar uma dessas idéias e sentir-se mais feliz, com as vendas, com os elogios, consigo mesma. É isso que me move (e um pouquinho de vaidade, afinal, como diz Paulo Coelho, o maior prazer do escritor é ser lido). Sou apaixonada por design, em todas as suas variáveis (de embalagens, interiores, gráfico) e por moda, demorou, masfinalmente encontrei uma atividade em que todos esses elementos estão presentes. Sempre em busca de conhecimento, uma vitrine de cada vez.

Ao meu marido Vicente, meus filhos Anderson Gustavo e Arthur Germano e à minha mãe Izilda Fatima, pelo apoio, conselhos e incentivo.

Sumário
1. Briefing .......................................................... 08 2. Tema..............................................................14 3. Materiais ........................................................18 4. Conceitos de Visual Merchandising .............. 24 5. Cores ........................................................... 34 6. Proporção .....................................................42 7. Iluminação .....................................................50 8. Organização................................................. 55 9. Links .............................................................60 10. Contato, Créditos e Licença de uso .............. 63

Briefing
O briefing é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma vitrine. É aquela conversa com o cliente em que ele expressa qual a sua expectativa em relação ao projeto, qual o público alvo da loja e quanto estádisposto a investir. Se a loja for sua, o processo é praticamente o mesmo: descobrir o que você quer conseguir com uma vitrine repaginada. Seu cliente pode ter exigências quanto às cores (não gostar de amarelo, por exemplo), ao estilo (romântico, futurista, alegre, dark) e cabe a você decifrar isso fazendo as perguntas certas. Seu primeiro cliente é quem está te contratando, mas você, comoprofissional, deve ter a habilidade de encontrar um consenso, entre o que ele quer e o que realmente funciona.

1. Descubra quem é o consumidor dessa loja, qual a sua idade, sexo, onde mora, quanto gasta em média a cada compra, suas preferências musicais, quais os eventos a que comparece. Você pode descobrir isso e muito mais apenas criando um cadastro no momento da compra ou em um formulário nowebsite.Se você premiar esse cliente por responder essa pesquisa, com descontos ou um brinde, a chance de que obtenha dados reveladores é muito maior. 2. Tenha claro qual será a função dessa vitrine. Promover um lançamento de produto? Uma liquidação? Reforçar a imagem da marca ou promover uma data comemorativa como Dia dos Namorados ou Natal?

3. Defina qual será o orçamento do projeto. Para...
tracking img