Visual basic 6.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Microsoft Visual Basic 6

5

Introdução
Quando se pensa em Windows, algumas palavras nos vêm à cabeça, tais como: interface gráfica, objetos, ícones, janelas, mouse, botões, etc., e, como o próprio nome diz, janelas. Aliás, uma verdadeira confusão de janelas: maximizadas, restauradas ou minimizadas; pop-up’s, modais ou não-modais; caixas de mensagem ou de diálogo; janelas mães e janelasfilhas. Logicamente, então, o ponto de partida para a programação em ambiente Windows só poderia ser uma janela, pois é através dela que o usuário vai interagir com um sistema. O Microsoft Visual Basic é um pacote para desenvolvimento de aplicações visuais para ambiente Windows baseado na linguagem de programação Basic. É orientado a eventos, o que quer dizer que trata ocorrências que dão início aalguma rotina de trabalho: o programa fica parado até que algo aconteça. Quer dizer também que ele permite o uso de objetos, mas não a sua criação, pois não é uma linguagem orientada a objetos. Objetos são estruturas que combinam propriedades e métodos. As propriedades são características dos objetos, que podem ser acessadas e/ou alteradas pelo programador tanto em tempo de projeto (quando o projetoestá sendo desenvolvido) quanto em tempo de execução (quando o aplicativo está sendo executado). Já os métodos são rotinas internas ao objeto que servem para executar determinadas ações. Para exemplificar, pense em uma bicicleta azul. A cor azul é uma característica da bicicleta, ou uma propriedade dela. Já um método seria o ato de pedalar, que é a rotina necessária para fazer a bicicleta andar.Para programação em VB, usamos uma versão da linguagem Basic estruturada para a construção de procedimentos e funções que podem estar associados aos eventos dos objetos de sua aplicação. O VB também faz uma verificação automática de sintaxe dos comandos, e possui recursos avançados de compilação e rastreamento de erros.

Iniciando o VB
Clique no botão Iniciar do Windows, depois em Programas, eprocure uma opção chamada Microsoft Visual Basic 6.0. Clique nela, e será exibida durante alguns segundos uma tela de apresentação do VB, enquanto o software está sendo carregado. Depois disso, aparecerá uma janela onde você deve indicar o tipo de projeto que deverá ser iniciado:

Microsoft Visual Basic 6

6

Para iniciar um novo projeto, escolha a opção Standard EXE na aba New. As demaisopções dessa aba iniciam outros tipos de projetos, que não serão abordados nesse curso por tratarem-se de programação avançada, como a criação de controles ActiveX; A aba Existing serve para abrir um projeto já existente; Finalmente, a aba Recent contém os projetos mais recentemente utilizados, e pode ser usada para abrir um deles de maneira mais rápida que na aba Existing.

A tela do VB
Ao seutilizar o VB, tem-se a impressão que estamos “esculpindo” nossa aplicação diretamente no Windows. Isto se deve ao fato de que ele não possui uma janela que ao ser maximizada ocupe toda a área de trabalho. Na verdade, o VB é constituído apenas por uma barra de títulos, uma barra de menus e uma barra de ferramentas (veja a figura na próxima página). Dessa forma, quando construímos os nossosformulários estamos vendo exatamente como eles aparecerão no Windows. As janelas auxiliares, que podem ser a caixa de ferramentas, a janela de propriedades, a janela imediata, etc., aparecem “flutuando” na área de trabalho do Windows. Os principais componentes da interface do VB são os seguintes:

A janela Projeto (Project)
No VB, sempre que pensamos em uma aplicação, pensamos em um projeto, que é oconjunto dos arquivos que compõem a aplicação. Esses arquivos podem ser formulários ou módulos. Existem outros arquivos que compõem um projeto, tais como controles customizados (Custom Controls), bibliotecas de funções, etc. Entretanto, estes não são parte integrante do arquivo que o VB gera. No VB, cada componente de um projeto está em um arquivo separado, que pode ser visualizado e acessado...
tracking img