Escola e comunidade: parceria de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola e comunidade: Parceria de sucesso

Autor: Josenilson Felizardo dos Santos, e-mail: josenilson33felizardo@yahoo.com.br[1]
Co-autora: Joseneide Nunes dos Santos, e-mail: jokatika@yahoo.com.br[2]

Eixo temático: Escola e Comunidade

RESUMO

Vivemos envolvidos de teorias. Abastecemos nossos conhecimentos com informações oportunas e em outras situações distanciadas da realidadeconcreta. Exigem que a escola tenha o seu espaço aberto para a sociedade. A sociedade por sua vez desconhece ou insiste em não conhecer o papel da escola na construção de uma cidadania. Como, pois, a escola cidadã conseguirá interagir com a comunidade diante das desigualdades sociais? Qual será o papel da escola na construção da cidadania? E a sociedade? Como desempenhará seu papel na manutenção de todosos princípios básicos da educação? Será que conseguirá entender esse tal princípio? Por que a comunidade maltrata tanto aquilo que lhe trará benefícios? De que forma a comunidade se tornará parceira da escola?

Palavras-chaves: escola cidadã, desigualdades sociais, comunidade parceira da escola.

ABSTRACT

We are full of theories. We supply our expertise with timely information and in othersituations remote from reality. It requires that the school has its space open for the society. Society in turn insists or does not know the school's role in building citizenship. How, then, will the citizen school interact with the community before so much social inequalities? What will be the school's role in building citizenship? And the society? How will it play its role in the maintenance ofall basic principles of education? Will this be able to understand this principle? Why dos the community mistreat what will bring benefits? How will the community become a partner school?

Keywords: citizen school, social inequalities, community partner school.

1. INTRODUÇÃO

A escola parece viver em busca de atingir um dos seus objetivos principais que é levar o educando ao“exercício pleno da cidadania”. Nesse sentido a escola é obrigada a solucionar os problemas existentes nos meios sociais. Cabe a sociedade escolher de que forma deverá atuar. Preservando e incentivando a escola ou sendo apenas uma expectadora ou até mesmo uma simples usuária.

Para entender melhor a relação existente entre a comunidade e a escola se faz necessário buscarmos profundamente aorigem dessa comunidade. Qual a sua principal característica. Quais os seus anseios. Não podemos deixar de analisar os surgimentos dos movimentos sociais dentro de uma lógica revolucionária. A sociedade foi construindo sua história pautada dos princípios da liberdade e da democracia.

Para Marx

Daqui se depreende que todas as lutas no seio do Estado, a luta entre ademocracia, a aristocracia e a monarquia, a luta pelo direito do voto etc..., são apenas formas ilusórias que encobrem as lutas efetivas das diferentes classes entre si (Carl Marx,1975)

A democracia se tornou uma grande vilã. Tudo por Ela. Tudo em nome dela. Qualquer atitude de manifestação tem origem na teoria democrática. A escola é democrática. Nela almejamos autonomia decorrente daslutas pela democracia. A sociedade ao longo do tempo vem se conscientizando dessa caminhada incansável rumo à liberdade.

A figura patriarcal foi preponderante na era colonial. E como diz Cruz (2009 p. 99) “No terreno das lutas sociais, cidadania e Direitos Humanos são muitas vezes usados indiscriminadamente, porém suas origens são diferentes em qualidade de extensão”. A colonizaçãoeuropéia foi impondo suas normas. Foi importando sua cultura e dominando cada vez mais todos submissos. Todas as condições aristocráticas contribuíram para disseminar a cultura da classe dominante. A Companhia de Jesus começou a limitar o acesso a educação. Tornando os senhores de engenho privilegiado com acesso exclusivo à educação. Todo conteúdo dado pelos padres jesuítas eram distantes da...
tracking img