A importancia do ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Todas as pessoas sabem que o sentido da vida de uma criança é a brincadeira. Brincando elas reproduzem situações concretas pondo-se no papel dos adultos, imitando-os e procurando entender o seu comportamento, é o” mundo de faz de conta”.
Para a criança, brincar não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com umaprendizado fundamental; seu conhecimento do mundo através das suas próprias emoções. Por meio de jogos, cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida, as mesmas que mais tarde, já adulta, voltará a descobrir e ordenar, fazendo uso do raciocínio.
Atualmente, tem surgidos concepções diversas sobre o processo de alfabetização. O eixo epistemológico doconstrutivismo defende  a aprendizagem dinâmica e prazerosa, dada a relevância destas questões o trabalho vai focalizar a criança de 3  a  6  anos, visando como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita.
A criança adquire experiência brincando, desenvolvendo assim a área afetiva, emocional, intelectual e social.O educador é uma elemento essencial na aplicação dessas brincadeiras. Um profissional que assume sua crença no poder de transformação das inteligências, que desenvolve as brincadeiras com seriedade, que estuda sempre e se aplica cada vez mais, desenvolvendo uma linha de cientificidade em seu desempenho, mas que essa linha não limita sua sensibilidade, alegria e entusiasmo.Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar.
A ação de educar não pode restringir-se à simples preocupação com as estruturas mentais, mas tambémcom a expressão do corpo em sua totalidade. Se educar é libertar, então, os processos que regem esta ação educativa devem fornecer subsídios para que tal idéia se concretize.

Através da ação de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação. Nas atividades lúdicas, esta, aprende a lidar com o mundo real, desenvolvendo suas potencialidades, incorporando valores,conceitos e conteúdos.
O lúdico proporciona à criança experiências novas, na medida em que esta erra, acerta, reconhecendo-se como capaz; desenvolvendo sua organização espacial e ampliando seu raciocínio lógico na medida em que exige estratégias de planejamento e estimula a criatividade.
É desta forma que a criança constrói um espaço deexperimentação, de transição entre o mundo interno e o externo. Neste espaço transicional, dá-se a aprendizagem.
Diante disto, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma de descarregartensões, mas também como uma forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A educação através do lúdico sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e os teóricos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentesno ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.
Para OLIVEIRA, 2002, brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber,...
tracking img