Fauna e fl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORAFAUNA E FLORA

Definição
Fauna é o termo coletivo para a vida animal  de uma determinada região ou período de tempo. O termo correspondente para plantas é Flora Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota...
Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um períodoespecífico ou lugar específico.
Flora é o conjunto de táxons de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região. É possível elaborar uma flora de gêneros, famílias ou, mais normalmente, espécies botânicas de um determinado local ou região.

Principais animais da fauna brasileira:
Mamíferos : onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra, tatu.
Répteis: jacaré,tartaruga, cobra jibóia, cobra cascavel, cobra coral, sucuri, jararaca
Peixes: peixe-boi, pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, dourado, piranha,tucunaré.
Anfíbios:sapos,rãs,pererecas
Pássaros: papagaio, arara, maritaca, garça, tucano, pardal, gavião, coruja
Insetos: abelha, vespa, besouro, cupim, formiga

Algumas espécies da flora brasileira:
Flora da Mata Atlântica:pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia,passiflora.
Flora da Amazônia:seringueira,annona, attalea, fabaceae. 
Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia, rustia formosa.
Flora da Caatinga: cecropia, cleome, combretum, sicana, cucumis, dioclea, abrus, acácia

EXTINÇÃO
No dia 23 de maio de 2003, DiaInternacional da Biodiversidade, em Brasília, foi divulgada a nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
A lista foi elaborada pela ONG Fundação Biodiversitas a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Mais de 200 especialistas estiveram reunidos para revisar a lista anterior, divulgada há 13 anos onde figuravam 218 animais.O processo total de revisão foi dividido em sete grupos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos.
Na edição revisada foram registrados 395 animais ameaçados de extinção, dos quais, oito (08) estão seguramente extintos. Entre eles estão a Arara-azul pequena, o Maçarico-esquimó e o Minhocaçu.
Para classificar as espécies foram adotadascategorias de ameaças baseadas em critérios internacionais da União Mundial para a Natureza (IUCN). As categorias utilizadas foram: Extinta, Extinta na natureza, Criticamente em perigo, Em perigo, Vulnerável, Quase ameaçado e Dados insuficientes.
Segundo esses critérios, entraram na lista animais como o macaco Guariba-de-mãos-ruivas, Veado-bororó-do-sul, Macaco-prego, Besouro-rola-bosta, Cobradormideira-da-queimada-grande, Jararaca-ilhoa, Guigó e várias borboletas, besouros e aranhas.
Mas a lista também traz algumas notícias boas como a saída de alguns animais. Deixaram a lista: Veado-campeiro, Guará, Gato-do-mato, Doninha-amazônica, Jacaré-açu,Jacaré-do-papo-amarelo,Gavião-real e Surucucu.
Para a divulgação dos resultados, o IBAMA optou por dois momentos: hoje estão sendo publicadostodos os grupos, à exceção de peixes e invertebrados aquáticos, que serão divulgados em até dois meses. Esses dois últimos tiveram sua divulgação temporariamente adiada, em virtude de uma necessidade do IBAMA de se avaliar as algumas espécies como camarões, caranguejos e peixes de água doce, sob a luz de sua importância econômica.
Para os especialistas que revisaram a lista, o fator decisivo para ocrescimento do número de espécies ameaçadas foi o aumento do conhecimento científico relativo à fauna selvagem no país.
Além disso, a destruição de habitat e as pressões provocadas por desmatamentos, queimadas, caça ilegal e captura de animais para o tráfico são apontadas como as ações humanas que mais causam impacto na sobrevivência dessas espécies.
A nova versão da lista passa a ser o...
tracking img