Analise e desenvolvimento de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VISUAL BASIC
Em primeiro lugar, devemos explicar o que é o Visual Basic. O Visual Basic consiste em uma linguagem de programação orientada a eventos. Isto significa que todas as açoes que ocorrem durante a execução do programa são estruturadas nos eventos dos objetos. Por exemplo: se existir um Botão chamado Botao1, e o usuário clicar sobre ele, será acionado o evento Botao.dbclick doBotao1.Caso seja dado um duplo clique, será acionado o evento Botao1.dbclick do Botao1.
Os comandos usados no Visual Basic são basicamente os mesmos usados no Basic, com a diferença de que foram ampliados para satisfazer as necessidades de uma aplicação voltada para ambientes gráficos. Alias, o Visual Basic serve para gerar aplicações que serão executadas em ambientes gráficos como o Windows.
O VisualBasic é considerado por muitos como uma revolução no mundo da informática, isto devido à sua versatilidade e relativa facilidade de aprendizado comparado a outras linguagens.Embora as aplicações do Visual Basic possam ser mais amigaveis para o usuario final, são mais trabalhosas para serem construidas do ponto de vista de sua interface grafica.
Isto deve-se ao fato de que todas as opçoes possiveisno programa devem ser pensadas e codificadas pelo programador, o que não acontecia com linguagens anteriores. Em síntese quanto mais detalhado e fácil de se usar o programa for, mais trabalhoso sera o seu processo de codificação.

COMEÇANDO A EXPLORAR O VISUAL BASIC
A interface do Visual Basic é muito simples. Quando abrimos esta ferramenta de programação, veremos que surgem cinco janelas:
1)A barra de menus
2) A janela de propriedades
3) A caixa de ferramentas
4) A barra de ferramentas
5) A janela do form

A BARRA DE MENUS
A barra de menus apresenta as principais funções do Visual Basic, na forma de menus que são acessados através do mouse ou de uma tecla de atalho. Entra as funções disponíveis nos menus, encontram-se as ferramentas de depuração e configuração do VisualBasic, assim como as ferramentas de compilação.

A JANELA DE PROPRIEDADES
A janela de propriedades apresenta as configurações disponíveis para os objetos dispostos no form, que estão atualmente selecionados. Por exemplo, em uma caixa de texto, pode-se configurar a propriedade Font Size para 8,5, alterando deste modo o tamanho da fonte que será exibida no monitor.

A CAIXA DE FERRAMENTAS
A caixade ferramentas apresenta todos os objetivos e controles disponíveis no Visual Basic, acrescentando à este através de arquivos VBX. Esses arquivos são bibliotecas de ferramentas que acrescentam ao Visual Basic uma série de recursos extras, como uma Textbox ou Controls de Imagens.

A BARRA DE FERRAMENTAS
Consiste basicamente em um atalho na forma de botões, para as principais funções do menu,como salvar o Projeto ativo.

A JANELA DO FORM
Uma coisa é imprescindível para que um programa em Visual Basic funcione: a presença de um form. Um form nada mais é do que a janela onde o programa será exibido. O programador pode acrescentar códigos escritos para determinados eventos do form(como Load, por exemplo, que é executado cada vez que o form é carregado) e modificar as propriedades geraisdo form(como por exemplo, o Height).

COMEÇANDO A ESCREVER O CÓDIGO

Um programa em Visual Basic consiste basicamente em código escrito e na configuração das propriedades dos objetos e dos eventos. Para modificar as propriedades de um objeto, clica-se nele e depois pressiona-se F4, o que resultará na exibição da janela de propriedades. Para adicionar um codigo escrito a determinado evento deum objeto, clica-se duas vezes neste. Será exibida uma janela apropriada para a inserção de instruções via teclado. O código será adicionado em uma SUB, que poderá ser acessada a qualquer momento pelo mesmo procedimento. É importante ressaltar que as variaveis usadas em um form, ou objeto no qual ela está sendo usada. Em outras palavras, uma variavel criada em um form deve ser declarada como...
tracking img