Modelos plano de projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Projeto
PJ001 – Alfa
Fonte: Projeto Novas Fronteiras, Autor: Ricardo Viana Vargas e PMBOK Guide 2004

Este projeto é um exemplo para fins didáticos.

Não é seu objetivo discutir estratégias utilizadas na construção do plano, e sim, exemplificar um plano de projeto do início ao fim, visando principalmente mostrar a integração dos documentos.

Os planos descritos apresentam apenasum exemplo, não podendo ser considerados como completas para projetos reais.

Também não é seu objetivo ensinar as técnicas implementadas neste plano, bem como fazer algum tipo de juízo de valor sobre as melhores técnicas a serem utilizadas em um plano de projeto.

Os dados apresentados não representam necessariamente uma posição oficial do PMI ou uma correlação exata com o PMBOK Guide.Todos os relatórios, gráficos e textos apresentados são uma sugestão metodológica, e não uma proposta rígida de modelo. Todas as alterações e personalizações nos elementos apresentados são permitidas e bem-vindas.

Qualquer semelhança entre o tipo de projeto, o tipo de relatórios, os nomes dos recursos e outros dados com projetos reais terá sido mera coincidência.

Este modelo foi criadoutilizando como fonte de pesquisa o PMBOK Guide 2004 e o projeto Novas Fronteiras (Versão 2.0) pertencente ao autor Ricardo Viana Vargas.

SUMÁRIO

1 – ESCOPO 3
1.1 – Declaração do Escopo 3
1.2 – ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) 8
2 – PRAZO 9
2.1 – CRONOGRAMA DO PROJETO 9
3 – CUSTO 10
3.1 – Decomposição do Orçamento por Recurso 11

1 – ESCOPO

1 1.1 – Declaração do EscopoPatrocinador do Projeto:

Ricardo Viana Vargas – Gerente da Divisão.

Justificativa do Projeto:

Preparar a divisão para um aumento significativo na demanda por serviços decorrentes de um aumento nas linhas de produtos oferecidos pela companhia e de movimentos de concorrentes.

Objetivos do Projeto:

Implementar o gerenciamento de projetos na divisão através de um escritório de projetos(PMO), dentro das metodologias estabelecidas pela divisão de projetos corporativos da matriz (USA), dentro de um prazo máximo de 180 dias corridos a partir de janeiro de 2004 e com um custo total estimado de $1.000.000.

Descrição do escopo do projeto:

Metodologia implementada e documentada com aprovação do patrocinador, bem como um projeto-piloto implementado na divisão para avaliar suaefetividade.

As principais atividades e estratégias do projeto são:

1. Geral

a. O custo de pessoal interno não está incluído no valor anterior e não será considerado por já fazer parte do custo indireto da empresa.

b. Serão consideradas críticas as atividades com folga menor ou igual a 3 dias.

2. Diagnóstico

a. Será realizado pela divisão de gerenciamentode projetos da matriz (USA), com custos arcados pela divisão, tais como deslocamento, traslados.

b. A metodologia será a do PMI através do Guia PMBOK Guide 2000 (já utilizado pela matriz).

c. É acompanhado por consultor especializado externo.

3. Treinamento

a. Prevê treinamento de software e metodologia de gerenciamento de projetos, inclusive para os usuáriosfinais.

b. Os treinamentos serão realizados no Centro de Treinamento da empresa (fora do ambiente de trabalho) em período integral, salvo se citado o contrário.

c. Serão realizadas 5 turmas de gerenciamento de projetos básicos (150 participantes) e 1 turma de gerenciamento de projetos avançado (30 participantes).

d. Os cursos básicos e avançado de gerenciamento deprojetos terão a duração de 24 horas ou 3 dias.

e. Serão realizadas 5 turmas de treinamento no software (150 participantes), turma avançada do software e 1 turma para a equipe de suporte no software.

f. O curso básico do software terá carga horário de 16 horas por turma.

g. O curso avançado do software terá carga horária de 24 horas por turma.

h. O...
tracking img