Vinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
PROFESSORA: MÁRCIA LUIZA DOS SANTOS BESERRA

VINHOS
ALICE MONTEIRO
PAULA DANIELE
RÔMULO FERNANDO
ROSEANE SARAIVA
SABRINA DE PAULA
SILVIA MARIA
TALITA LIMA



TERESINA-PI
2013
ALICE MONTEIRO
PAULA DANIELE
RÔMULO FERNANDO
ROSEANE SARAIVA
SABRINA DE PAULA
SILVIA MARIA
TALITA LIMAVINHOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Microbiologia de Alimentos do curso de Nutrição da Faculdade Santo Agostinho, sob orientação da Profa. Msc. Márcia Luiza dos Santos Beserra.

TERESINA-PI
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 6
CONCLUSÃO...................................................................................................... 9
REFERÊNCIAS.................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO
É impossível apontar com precisão o local e a data em que o vinho foi feitopela primeira vez. Estudiosos supõem que a bebida seja conhecida há milhares de anos, desde a era primitiva do homem nômade. Em escavações realizadas por arqueólogos na Turquia, na Síria, no Líbano e na Jordânia foram encontradas sementes de uvas da Idade da Pedra (Período Neolítico B), que datam cerca de 8000 anos a.C. Há inúmeras lendas que contam como teria começado a produção de vinhos e aprimeira delas está no Velho Testamento. (OLIVEIRA, 2011)
A Serra Gaúcha é a região vitivinícola mais importante do Brasil, pois nela são produzidos, aproximadamente, 90% dos vinhos de mesa, ou seja, praticamente todo suco de uva, destilado de vinho e vinho espumante brasileiro. A região apresenta topografia acidentada, onde os vinhedos se situam em altitudes variáveis de 200 a 800 m. Os solos sãode origem vulcânica com predominância da rocha basáltica, de pH baixo e de estrutura argilo arenosa. Em relação à fertilidade, a maior parte deles possui de 2 a 4% de matéria orgânica, concentração baixa de fósforo e elevada de potássio. ( Rizzon, 2008).
O vinho é uma bebida alcoólica, resultante da fermentação do mosto de uvas frescas, sãs e maduras por intermédio de microrganismos chamadosleveduras, as quais transformam o açúcar do suco da uva em álcool etílico, anidro carbônico e uma série de elementos secundários em quantidades variadas. Em função disto, o vinho é considerado um produto elaborado, diferenciando-se dos produtos fabricados, caracterizados por misturas de diversas matérias-primas. O vinho é definido pela O.I.V. (Office International de laVigne et duVin) como a bebidaresultante da fermentação do mosto (suco) de uvas frescas. Qualquer outra bebida fermentada não obtida dessa forma não pode ser denominada vinho, pelo menos oficialmente (como é ocaso do "vinho" de jabuticaba, do “vinho” de maracujá, etc.). (SASSO,)
A qualidade de um vinho também se dá pelas condições do solo e do clima. Uma das tantas razões pelas quais pode variar a excelência do vinho e apossibilidade de conseguir semelhanças de uma a outra colheita (SALINAS 2002).
Estudos relativamente recentes demonstram que, mesmo adepto a uma dieta rica em gorduras, o povo francês apresenta uma baixa incidência de doenças coronárias, assim como uma baixa tendência à obesidade. Este fato, universalmente conhecido como o paradoxo francês, é atribuído ao consumo diário de vinho, produto que, emfunção da sua rica composição em espécies polifenólicas, exerce um importante efeito antioxidante. (GALLICE et al,2011).
Na área alimentar são de extrema importância prática a identificação correta e a diferenciação ou tipificação dos microrganismos envolvidos nas diferentes etapas de processamento, desde a matéria prima até ao produto final, incluindo quer os responsáveis por processos...
tracking img