Licenciatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS SEM-TERRA DOS ANOS 60
No inicio da década de 1960, o mundo vivenciava o auge da guerra fria, de um lado o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e de outro o bloco socialista liderado pela União Soviética, os conflitos se davam no campo político, militar, tecnológico, econômico, social e ideológico entre as duas nações e suas zonas de influência.
No Brasil, as disputas eleitorais eideológicas eram influenciadas e pautadas pelos debates das duas grandes potencias mundiais. Defender reforma agrária, logo era taxado de “comunista” “vermelho” “subversivo”. Quem assim procedesse, sofria de ataques patrocinados pelos grandes grupos oligárquicos nacionais e internacionais.
MASTER
Neste contexto o Master foi fundado em meados de 1960 pelo prefeito da cidade de Encruzilhada doSul, no momento em que um fazendeiro de um grupo político opositor tentava expulsar da terra agricultores, alegando ser ele o verdadeiro dono da terra. Milton Serres Rodrigues era membro do PTB, o mesmo partido de Brizola, e contou com o apoio do governador para organizar núcleos do Master ali e em outros municípios. Passado o evento de Encruzilhada do Sul, que resultou na desapropriação da terrapelo governo do Estado.
No inicio 1962, após a criação do IGRA, Instituto Gaucho de Reforma Agrária- uma nova faze marcou a forma de reivindicar terra no Rio Grande do Sul, propriedades passaram a serem ocupadas para pressionarem o governo a fazer a desapropriação. Em 11 de janeiro de 1962, a Fazenda Sarandi, localizada no município de mesmo nome, foi ocupada. Consistia numa área de mais de25.000 hectares de terra. A ocupação teria sido organizada por Jair de Moura Calixto, prefeito de Nonoai, apoiado por trabalhadores rurais e líderes políticos locais, que garantiam os suprimentos para a manutenção do acampamento.
MOVIMENTO DO BANHADO DO COLÉGIO
Movimento semelhante ocorreu em Camaquã. O Banhado do Colégio era uma área de quase 20 mil hectares de um terreno alagadiço, que estavasendo ocupado por fazendeiros lindeiros.
Em Sarandi a desapropriação da fazenda deu-se logo em seguida à ocupação. No Banhado do Colégio o caso não foi diferente. No dia 22 de janeiro de 1962 após uma assembleia que reuniu cerca de duas mil pessoas na atual rua Bento Gonçalves com a Presidente Vargas no centro da cidade, Epaminondas Silveira e Padre Léo Scheneider lideraram e conduziram, emcomboio(carroças, charretes, cavalos e a pé) os sem terras por 10 km, até o local do acampamento, onde foi plantado uma cruz, rezou-se missa,. Assim como em Sarandi, Brizola desapropriou os 19.106 hectares do Banhado do Colégio no dia 30 de janeiro de 1962.
Em entrevista para um jornal em setembro de 1985, Epaminondas conta como se deu a organização dos agricultores e os motivos que levaram àocupação. “Parece que foi ontem. Era uma sexta-feira. Fui para a cidade pensando e no sábado botei um aviso na rádio para ler a cada quinze minutos, convidando os agricultores sem terra para uma reunião na minha casa. Foi aí que surgiu a Associação. Como todos sabiam que os fazendeiros não tinham escritura e estavam se abonando das terras, resolvemos acampar (O interior – 14 a 20/09/1985).
O acampamentodo Banhado do Colégio, logo chamou atenção das forças políticas do Estado. Os fazendeiros e seus lideres reagiram, apelaram ao III Exercito para que expulsassem os colonos do local. O Movimento era pacifico, reivindicavam terras para trabalhar e a área que reivindicavam era pública, assim, o governo do Estado colocou-se ao lado do movimento e logo tratou de protegê-los, providenciando nasegurança, alimentação e assistência à saúde. O Governador Brizola esteve no acampamento do Banhado do Colégio no dia 27 de janeiro, cinco dias após a ocupação do local, constatou a legitimidade das reivindicações e logo tratou de emitir decreto de posse da área, para depois distribuir aos acampados através de um termo de concessão de posse, fato que ocorreu após cinco meses. No dia 27 de junho de...
tracking img