Vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Capítulo “Baleia” (pág 85 á 91)

O capítulo da morte da Cachorra Baleia é um mais emocionante na obra da Vidas secas de Graciliano Ramos. Baleia era umadas personagens centrais da obra, considerada por todos um membro da família. Em momentos de grandes dificuldades enquanto a família andava pela Caatinga em busca de um lugar melhor para viver elachegou a salvá-los da fome com a suas habilidades para caçar preás. Ajudava e divertia a família, sonhava sempre com as preás e o que havia nas panelas, mesmo sabendo que sempre lhe restavam os ossos.A cachorra adoeceu, feridas apareceram, os seus pelos começaram a cair e ela emagreceu. Temendo que o bicho sofresse de hidrofobia, Fabiano decidiu matá-la de forma que lhe poupasse o sofrimento eassim evitando em colocar a saúde dos meninos em risco.
Os filhos percebem a situação magoados por perderem a cachorra, e de fato sofrendo por estarem sempre juntos brincando, para bem dizer não sediferenciavam.
Já ferida, com os demais membros da família chorando e rezando por Baleia espera a morte sonhando com outro tipo de vida, queria dormir acordaria feliz, em um mundo cheio de preás, na suaimaginação lamberia as mãos de Fabiano e as crianças rolariam com ela em um pátio imenso e o mundo ficaria cheio de preás, gordas e grandes, o nordeste seria um campo verdejante, cheio de árvores ebichos, tudo seria diferente.
Fabiano está o tempo todo lutando pela sobrevivência da família e tem quee fazer escolhas duras. Tendo em mente o que Baleia representava para a família de Fabiano pegoua espingarda e foi executar a sua difícil resolução. No quarto, Sinhá Vitória angustiada segurava os meninos, fazendo o possível para tornar aquele momento menos difícil, menos doloroso para todos.Ele que, sempre teve que fazer escolhas difíceis cumpriu com sua missão, mas esse momento não lhe saiu da cabeça por muito tempo, talvez nunca tenha saído. Com o passar do tempo, sempre que via...
tracking img