Vidas secas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto “Vidas Secas”

Público Alvo: 3º Ano/Ensino médio
Duração: 20h/a
Justificativa:
As transformações vividas pelo país com a Revolução de 1930 e o conseqüente questionamento das tradicionais oligarquias, os efeitos da crise econômica mundial, os choques ideológicos levando a posições mais definidas e engajadas formam um campo propício ao desenvolvimento de um romance caracterizado peladenúncia social, verdadeiro documento da realidade brasileira, que exprime um elevado grau de tensão nas relações do eu com o mundo.
Entendendo que a Literatura desenvolve o pensamento quanto à escala de valores do comportamento humano, o presente trabalho visa orientar os jovens para a observação, análise e valorização dos fatos e fenômenos da vida humana

EMBASAMENTO TEÓRICO

Aodesenvolvermos esse projeto, nos baseamos em teorias que visam o desenvolvimento intelectual do aluno, em sua formação ética e o pensamento crítico. Visamos também contribuir para que o discente desenvolva a experiência literária. Para o desenvolvimento das referidas competências, tomamos por base a LDB, os PCN, a teoria de Bakhtin, os Temas Transversais e a teoria de Daniel Pennac.
 Em conformidade coma LDB, a aluno deve desenvolver a compreensão do significado das letras das artes, e por meio do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura. A língua portuguesa atua como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. (artigo 36, inciso I). A literatura torna o docente mais compreensivo e mais receptivo à sociedade e ao seu semelhante.
 De acordocom os PCN, a linguagem é responsável pela expressão que a própria sociedade produz e demanda. Por meio da Literatura, a língua reflete a visão de mundo de seus falantes e possibilita as trocas sociais significativas. A linguagem não verbal, como por exemplo, o quadro de Cândido Portinari, “Os retirantes”, relaciona-se com a obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas”, e podemos incluir também “Oquinze” de Raquel de Queiroz, visto que trata da mesma temática, e o estudo de história, visto que trata-se trajetória
dos nordestinos, para outros estados. A interdisciplinaridade com Artes e História fará com que o docente obtenha aproveitamento satisfatório e prazeroso de obras literárias.
 Segundo Bakhtin: (...) a língua no seu uso prático e inseparável do seu conteúdo ideológico ou relativo avida. (...) A personalidade que se exprime, aprendida por assim dizer no interior, revela-se produto total da inter-relação social.
Ao analisarmos as obras de Graciliano Ramos “ Vidas Secas” e “O quinze” de Raquel de Queiroz, notamos que a linguagem, de acordo com as palavras de Bakhtin, proporcionam um conhecimento do homem interior, bem como a sociedade e a cultura da qual ele faz parte,visto que a língua expressa quem somos. Proporcionando ao docente o conhecimento de outras culturas.

 Optamos por trabalhar os Temas Transversais: Ética e Pluralidade Cultural.
 A Ética esta inteiramente ligada a esta temática, visto que ele objetiva analisar valores presentes na sociedade e a problematização nas relações humanas. Objetiva o respeito mútuo e reflexão sobre as atuações humanas,sendo o aluno capaz de resolver conflitos, ser democrático ao expressar suas opiniões.
Pluralidade Cultural: A sociedade brasileira é constituída por diferentes etnias, descendentes de imigrantes. Essa diversidade é alvo de preconceito e discriminação. Assim, a desigualdade que difere da diversidade, esta presente em nosso país como resultado de injustiça social.
 Com este projeto queremos fazercom que o aluno tome as palavras de Daniel Pennac: (...) o tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver. Essa teoria de Pennac é o prazer compreendido como conhecimento, onde o educando irá aproveitar satisfatoriamente e de modo prazeroso as obras literárias, deixando que ales façam parte do seu bem cultural.

CONDIÇÕES MÍNIMAS DE SOBREVIVÊNCIA

As duas obras mostram...
tracking img