Momento linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Momento linear

Dourados
2012
*Introdução: A conservação do momento linear está dividida em quatrotópicos: Momento linear, conservação do momento linear, Colisões e Impulso.
A conservação do momento linear ocorre quando a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja,apenas ocorreram forças internas.
*Definição: O momento linear é definido pelo produto entre a massa e a velocidade, sendo que, cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade, o que a caracterizacomo uma grandeza vetorial.
*Colisão: É um evento isolado no qual dois ou mais corpos exercem uns sobre os outros forças relativamente elevadas por um tempo relativamente curto.
*Conservação domomento linear: Newton introduziu sua segunda lei (F=M.A), não usando a aceleração, mas partindo da chamada quantidade de movimento ou momento linear, utilizando disso e da terceira lei, observa-se quequando dois corpos colidem o momento linear do sistema formado por estes corpos se conservam, ou seja o momento linear total do sistema inicial (antes da colisão) é igual ao final (após a colisão).*Conservação e colisão: Existem dois tipos de colisões: Elásticas e as inelásticas que diferenciam-se pelo fato de que as elásticas conservam tanto o momento linear como a energia cinética e asinelásticas conservam apenas o momento linear.
*Impulso: O impulso mede o esforço, que o operador tem ao realizar uma força sobre um corpo. Imprimir uma força por um determinado período de tempo faz o blocoadquirir certa velocidade. Se aumentarmos a força, ou o intervalo de tempo, a velocidade adquirida pelo bloco será maior.
*Exercícios: Num canteiro de obra um servente com pressa empurrando umacarriola de 40 kg e com uma velocidade de 3,0 m/s numa trajetória retilínea e horizontal, colide em uma parede de alvenaria. Qual o momento linear da carriola antes da colisão?
R :
Qm=V*M = 40 * 3 =...
tracking img