Momento linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOMENTO LINEAR


• Aplica-se quando as leis de Newton são inadequadas
• Aplica-se também quando os corpos possuem velocidades elevadas (próximas à velocidade da luz) ouentão para corpos microscópicos( partículas que constituem o átomo)
• Pela 2ª. Lei de Newton F=m.a, então F=m.(Δv / Δt)

O produto da massa da partícula pela sua velocidade échamada quantidade de movimento ou momento linear.
p=m.v

O momento linear é uma grandeza vetorial, de módulo igual a m.v com direção e sentido que coincidem com o vetorvelocidade v.
Portanto o momento linear de um móvel que se movimenta com velocidade v=20m/s de Norte para Sul é diferente do momento linear do mesmo móvel que se movimenta de Oestepara Leste.
Unidade SI Kg.m/s

IMPULSO

Considerando uma força resultante constante, ΣFR , atuando sobre uma partícula durante um intervalo de tempo Δt, o impulso da forçaresultante é definido como a força resultante multiplicada pelo intervalo de tempo.

I= ΣFR(t2 - t1)
I= ΣFR Δt
Unidade SI N.s ou Kg.m/s
A variação do momento lineardurante um intervalo de tempo é igual ao impulso da força resultante que atua sobre a partícula durante esse intervalo.
I = p2 - p1 = Δp (Teorema do impulso –momento linear)Exercício
Uma bola colidindo com uma parede. Suponha que você jogue uma bola de massa igual 0,40Kg contra uma parede. Ela colide com a parede quando está se movendo horizontalmenteda direita para a esquerda a 30m/s, retornando horizontalmente da esquerda para direita a 20m/s.
a) Calcule o impulso da força resultante sobre a bola durante sua colisão coma parede.
b) Sabendo-se que a bola permanece em contato com a parede durante 0,010s, determine a força horizontal média que a parede exerce sobre a bola durante a colisão....
tracking img