Momento Linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Na mecânica clássica, momento linear ou quantidade de movimento é o produto da massa pela velocidade de um objeto: q = mv. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida dessagrandeza é kgm/s (quilograma-metro por segundo). Por exemplo: um caminhão de grande massa se movendo rapidamente tem uma grande quantidade de movimento — assim como é necessário que haja uma grande forçaatuando sobre o caminhão para fazê-lo chegar a tal velocidade, é preciso que uma força igualmente elevada aja sobre ele a fim de pará-lo. Logo, a quantidade de movimento de um corpo é diretamenteproporcional à massa do mesmo.

O momento linear é uma grandeza vetorial, cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade.

A quantidade de movimento total de um sistema permanece inalterada, a nãoser que uma força externa seja exercida sobre ele. Esta propriedade foi percebida por Newton e publicada na obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, na qual Newton define a quantidade demovimento e demonstra a sua conservação.

Esta grandeza é importante não só em mecânica clássica, como também em todas as teorias que estudam a dinâmica de matéria e energia (relatividade, mecânicaquântica, etc.). A relação entre energia e momento é expressa em todas as teorias dinâmicas, normalmente via uma relação de dispersão para cada ente, e grandezas importantes como força e massa têm seusconceitos diretamente relacionados com estas grandezas.

Formulas

Na física clássica, a quantidade de movimento linear (te entre o momento e a e) é definida pelo produto da massa (s. A relação entre)pela velocidade (é expressa em todas as t).

s dinâmicas, normalmente via uma [[rela
O momento linear se conserva (seu valor é constante), sempre que considerarmos sistemas nos quais não há forçasexternas atuando, ou que seu somatório seja um valor nulo. Sendo assim, mesmo em uma colisão inelástica - onde a conservação da energia mecânica não é observada nota 1 - a conservação do momento...
tracking img