Momento linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUTOS SUSTENTÁVEIS NO MEIO ESPORTIVO


Introdução

Presentemente, com a crescente preocupação com a consciência ambiental são necessários cada vez mais estudos na área de desenvolvimento sustentável, incluindo o setor têxtil, pois este é um dos que mais poluem o ambiente. Alguns novos materiais já foram desenvolvidos com o intuito de diminuir os danos causados, como a produção defibras ecológicas, que estão cada vez mais em evidência (CHAVAN, 2004).
Dentre as fibras ecologicamente corretas destacam-se aqui as fibras derivadas da soja (SPF - Soybean Protein Fibre) e do milho (PLA - Poliláctico). A fibra de soja, conhecida como “fibra têxtil verde”, foi desenvolvida na China, em 1999, por Li Guanqi, que teve aidéia de re-utilizar os restos de soja que eram até entãoutilizados para alimentar porcos.
A fibra PLA foi desenvolvida por uma empresa norte-americana, a Cargill Dow LLC, a partir da polimerização do ácido láctico do milho. Seu lançamento oficial se deu em janeiro de 2003, onde passou a ser chamado de INGEO (VALLE et al, 2004).

As fibras PLA e INGEO

A partir da utilização de materiais mais limpos, tendo como principal preocupação ouso de matérias primas obtidas diretamente da natureza, poderá ser possível à indústria têxtil tornar as etapas de produção menos poluentes, através de fibras com características biodegradáveis, que tornem viáveis a reciclagem e facilite o descarte dos materiais, estas também são conhecidas por fibras ecologicamente corretas.
Perceberam-se estas características nas fibras de soja e milho,pois ambas, mesmo sendo consideradas fibras sintéticas por serem regeneradas e polimerizadas respectivamente, não possuem processos poluentes em sua fabricação.

Figura 1: PLA




Figura 2




A fibra PLA é obtida a partir de uma matéria vegetal renovável e biodegradável, além destas características, o ácido poliláctico requer um consumo de combustível inferior a 30-40% para asua produção e emite menos dióxido de carbono para a atmosfera, em comparação com outro polímero baseado na petroquímica (ALVES & RUTHSCHILLING, 2006). É considerada uma fibra biodegradável, uma vez que ao fim de sua vida útil se decompõe facilmente sem causar danos, além de os parceiros que utilizam o INGEO concordarem em se abster do uso de produtos tóxicos como dioxinas.

O uso de fibrasbiodegradáveis derivadas da soja e do milho na fabricação de vestuário esportivo.

A “fibra têxtil verde”, como é conhecida a SPF, é formada através de bioengenharia da pasta residual obtida pela extração do óleo de soja, de onde se retira o polímero para a produção da SPF (FALCETTA, 2003). Controlando a fermentação das proteínas do óleo de soja, produz-se um líquido viscoso que pode ser extrudadonas fieiras e coagulado.
O processo de obtenção destas fibras é realizado a úmido, devido ao líquido que coagula em banho. Posteriormente, estas são firmadas por termofixação, onduladas e cortadas em fibras curtas. Em decorrência de sua forma, as fibras de SPF são adequadas para a fabricação de tecidos leves e de alto poder de cobertura. Os tecidos com 100% de fios de SPF resultam em tecidosleves e com toque similar aos da mistura do cashmere com a seda natural.
Ambas as fibras possuem características ideais ao segmento esportivo, o fio produzido através da fibra derivada da soja possui capacidade maior que o algodão de absorver e transportar umidade ao meio ambiente, resistência aos raios U.V. muito superior à fibra de viscose seda e algodão.
O desenvolvimento depeças para o vestuário destinado às atividades desportivas, deve apresentar características e propriedades que favoreçam a melhor performance do atleta. Nota-se que, toque leve, macio e suave, facilidade de secagem, estabilidade dimensional favorável, resistência mecânica ao uso, poder de elasticidade e de recuperação, respirabilidade, absorção e transporte da umidade são propriedades essenciais...
tracking img