Vida e obras de jorge amado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jorge Amado – Vida e Obras

Vida:
Dificilmente vamos encontrar alguém que não tenha lido ou sequer ouvido falar sobre uma das obras de Jorge Amado, por isso hoje iremos publicar um resumo de sua grandiosa e bela biografia. Sua obra tem um valor incalculável e até hoje está presentes na vida de muita gente, principalmente os jovens estudantes que logo cedo já aprendem a conhecerem eadmirarem este importante escritor. 
Jorge Amado conseguiu escrever de tal forma que sua obra atinge a um grande público variado. Jovens, adultos, pessoas de classes sociais diferentes, o prazer de ler uma das obras de Jorge Amado ultrapassa toda e qualquer fronteira. O filho do coronel João Amado de Faria, foi um dos mais conhecidos escritores da literatura brasileira, Jorge Amado. Nasceu no dia dez de agosto de 1912 em uma fazenda chamada Auricídia em Ferradas uma cidade que era município de Itabuna no estado da Bahia e também era filho de Eulália Leal Amado e passou sua infância na cidade de Ilhéus na qual foi com somente um ano de idade e foi também lá que começou a conhecer o que seria sua profissão, as letras. 
Pelo fato de ter ido tão novo para a Bahia, Jorge Amado éconhecido como um escritor baiano, mas na verdade ele não nasceu naquele estado apesar de ainda muito cedo ter descoberto as belezas da Bahia e ter se deixado levar pelos encantos deste estado. Alem de Jorge Amado, seus pais tiveram um filho que nascera antes dele, mas que faleceu aos três anos de idade por causa da varíola, sendo este o principal motivo que fez com que a família de Jorge Amado semudasse definitivamente para Ilhéus. Seus pais ainda tiveram outros dois filhos, Joelson e James que são irmãos mais novos de Jorge. 
Ter mudado para a Bahia foram uns fatores determinantes para o escritor Jorge Amado, alguns dizem que foi onde ele se encontrou e produziu suas melhores obras. Sua adolescência foi vivida na cidade de Salvador na qual começou a se enveredar pela vida literária,participando e sendo fundador de um grupo de jovens que renovou a literatura daquele estado, a Academia dos Rebeldes. Foi também entre os anos de 1927 e 1929 repórter do jornal Diário da Bahia e também escreveu uma revista literária chamada A Luva. 
Como vemos Jorge Amado se entregou de corpo e alma a esta sua paixão, a escrita. Já no ano de 1930 lançou seu primeiro livro em parceria comDias da Costa e Édison Carneiro, a novela Lenita e depois escreveu em 1931 o romance O País do Carnaval, em 1933 Cacau e em 1934 Suor. A cada obra lançada Jorge Amado se aperfeiçoava ainda mais e conseguia elogios de um número ainda maior de pessoas que já viam todo o potencial deste escritor. No ano de 1935 formou-se em ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Publicidade:
Em 1939 foi redator-chefe da revista Dom Casmurro e entre 1935 até 1944 escreveu diversos romances, entre eles estão Mar Morto, Capitães de Areia que sem dúvida alguma é um dos seus maiores sucessos, São Jorge dos Ilhéus e Terras do Sem-Fim. Estas são algumas das obras de Jorge Amado que são conhecidas por milhares de pessoas e que nem se sabe quantas e quantas vezes já foramlidas. Mas Jorge Amado passou por uma fase muito difícil, ele foi obrigado a sair do Brasil devido ao regime militar. 
Ele foi exilado e viajou para vários outros países, retornando quando do início da segunda Guerra Mundial e fez uma coluna no jornal O Imparcial, falando sobre o tema. Em 1945 mudou-se para São Paulo e dirigiu o jornal Hoje. Foi nesta época que ampliou ainda mais seus horizontes, feznovos contatos e se tornou muito conhecido. Jorge Amado também atuou na política, foi eleito deputado federal por São Paulo no ano de 1945 e escreveu entre os anos de 1946 até 1958 os livros, Seara Vermelha, Os Subterrâneos da Liberdade e Gabriela Cravo e Canela. 
  No ano de 1961 Jorge Amado foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e lançou nesta década livros como A Morte, Os...
tracking img