Vida e obra de jorge amado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vida e Obra de Jorge Amado


2013


A Vida e Obra de Jorge Amado




SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. A VIDA E OBRA DE JORGE AMADO 5
2.1. BIOGRAFIA 52.2. OBRAS 13
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
4. REFERÊNCIAS 16


1. INTRODUÇÃO
Nascido em Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912, Jorge Amado passou a infância na cidade de Ilhéus, onde presenciou a luta entre fazendeiros e exportadores decacau, inspiração para vários de seus livros. A partir de 1930, na cidade do Rio de Janeiro, começou a estudar direito e a lançar romances. As obras eram marcadas pelo realismo socialista: se passavam nas plantações de cacau do sul da Bahia ou na cidade de Salvador e mostravam os conflitos e as injustiças sociais.
Embora tivesse obras de própria autoria traduzidas para 49 idiomas em 55 países,sendo um dos escritores brasileiros mais conhecidos, lidos, nacional e internacionalmente, ele foi muitas vezes não só elogiado, mas também criticado por suas produções. Sob determinada perspectiva, estão aqueles que acreditam que sua literatura causou muitas leituras errôneas a respeito do povo baiano, fortalecendo a visão, por exemplo, de um povo que transpira exageradamente a preguiça e asexualidade. Sob outra, há os que o aclamam por ter contribuído para a complementação da identidade e do imaginário da Bahia, com suas histórias ricas, cheias de personagens marcantes e com personalidades fortes; com a retratação dos cenários políticos, social e religioso do povo e dos locais abordados em suas obras e com a afirmação da miscigenação que compõe o Brasil, principalmente no que se refere àrelação afro-brasileira.
Jorge Amado praticamente conquistou o mundo com seus livros: teve obras suas traduzidas para diversas línguas, transformadas em filmes, novelas, minisséries e se tornaram famosas em vários países. Jorge Amado tornou-se ídolo, um mito literário. E através desse trabalho pretendo conhecer e compreender esse mito. Para isso, irei buscar sua história, suas característicasliterárias, ler sua obra e analisá-la. 

2. A VIDA E OBRA DE JORGE AMADO
3.1. BIOGRAFIA
Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna - Bahia. O casal teve mais três filhos: Jofre (1915), Joelson (1920) e James (1922).
Com apenas dez meses, vê seu pai ser ferido numatocaia dentro de sua própria fazenda. No ano seguinte uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e se estabelecer em Ilhéus. Em 1917 a família muda-se para a Fazenda Taranga, em Itajuípe, onde seu pai volta à lida na lavoura de cacau.
Em 1918, já alfabetizado por sua mãe, Jorge retorna a Ilhéus e passa a frequentar a escola de D. Guilhermina, professora que não hesitava usar apalmatória e impor outros castigos a seus alunos. No ano de 1922 cria um jornalzinho, "A Luneta", que é distribuído para vizinhos e parentes. Nessa época vai estudar em Salvador, em regime de internato, no Colégio Antonio Vieira, de padres jesuítas. 
A bela redação que apresentou ao padre Luiz Gonzaga Cabral, com o título de "O Mar", lhe rende elogios e faz com que o religioso passe a lheemprestar livros de autores portugueses e de outras partes do mundo. Dois anos depois, seu pai vai levá-lo até o colégio após as férias. Despedem-se e Jorge, ao invés de entrar nele, foge. Viaja por dois meses até chegar à casa de seu avô paterno, José Amado, em Itaporanga, no Sergipe. A pedido de seu pai, seu tio Álvaro o leva de volta para a fazenda em Itajuípe. 
É matriculado no Ginásio...
tracking img