Trabalho de pneumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS- FTC




DOENÇA INTERTICIAL PULMONAR

VITÓRIA DA CONQUISTA
2013



DOENÇA INTERTICIAL PULMONAR

Trabalho apresentado a Disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional, do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC.

VITÓRIA DA CONQUISTA
2013

APRESENTAÇÃO

O pulmão é sustentado por uma rede de fibras de tecido conectivochamado interstício pulmonar, o qual se distribui ao longo do pulmão em três sistemas de fibras: peribroncovascular, subpleural e intralobular. Eles cumprem basicamente duas funções: manter as vias aéreas e os vasos pérvios e permitir a troca gasosa, pois faz a interface entre o alvéolo e o capilar. Portanto, qualquer estímulo ou agente que altere o interstício causará uma doença pulmonarintersticial. Sendo assim, definimos essas doenças como um grupo heterogêneo de situações que podem causar inflamação e/ou cicatrização do tecido pulmonar, afetando diretamente a troca gasosa e a sustentação vascular, alveolar e de vias aéreas. As doenças intersticiais pulmonares são pouco frequentes, embora a sua incidência e prevalência reais sejam desconhecidas. Pensa-se corresponderem a 15% dospacientes observados em consulta de Pneumologia.

DOENÇA INTERSTICIAL PULMONAR (DIP)

ANATOMIA DOS PULMÕES
Sobotta, 2005
Os pulmões são dois órgãos localizados no interior da cavidade torácica, revestidos externamente por uma membrana denominada pleura. A pleura reveste a cavidade torácica internamente (pleura parietal) e os pulmões externamente (pleura visceral). Tais membranas são continuas nohilo do pulmão. Entre elas, existe um espaço virtual denominado de espaço pleural, onde a pressão é negativa. Nesse espaço existe pequena quantidade de líquido pleural que diminui o atrito durante os movimentos pulmonares, podendo estar aumentando em condições patológicas.
Os pulmões apresentam forma cônica, com ápice, base, faces (costal, mediastinal, diafragmática e interlobar)e margens (anterior, posterior e inferior), sendo septados em lobos pelas fissuras. Este par de órgãos está apoiado sobre o diafragma, protegidos pelas costelas; ficam separados um do outro em grande parte, pelo coração (área cardíaca). O pulmão direito apresenta-se dividido em três lobos (superior, médio e inferior) por duas fissuras interlobares presentes na superfície. Já o pulmão esquerdo esta divididoem dois lobos (superior e inferior). Os lobos, por sua vez, apresentam-se divididos em segmentos broncopulmonares, conforme a ramificação dos brônquios. O segmento broncopulmonar pode ser definido como sendo a porção do pulmão onde determinado brônquio se distribui. Os segmentos broncopulmonares têm sido muito usados pelos cirurgiões torácicos, broncoscopistas e radiologistas, servem como pontos de reparo emcirurgias e nos diagnósticos.
Os pulmões são órgãos esponjosos e elásticos formados por milhões de alvéolos que se enchem de ar. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso. O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar  três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fiquemais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).
Os pulmões estão fixados ao pericárdio através de ligamentos pulmonares e à traqueia e coração por estruturas chamadas de hilo, compreende vasos pulmonares, vasos linfáticos, vasos brônquicos, brônquios principais e nervos que chegam e saem dos pulmões.
Os pulmões são cobertos por uma fina camada, a pleura queconsiste em uma membrana transparente e fina. A pleura interna está ligada a superfície pulmonar, e a pleura externa está ligada a parede da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração). No espaço intermediário das pleuras há um reduzido espaço, ocupado por um líquido lubrificante secretado pela pleura, este líquido é o que mantém juntas as duas pleuras, devido a tensão...
tracking img