Vida de nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – CONTEXTO

1.1 CONTEXTO HISTÓRICO

A vida de Nietzsche abrange a segunda metade do século XIX (1844 a 1900), um período confuso e agitado onde se entrecruzam diversos movimentos de transformações políticas, sociais e econômicas, entre os que podemos mencionar, o processo de industrialização, o surgimento de um novo tipo de capitalismo m 1870, a corrente nacionalista e liberal e osmovimentos trabalhistas, marcados pela luta entre a burguesia e o proletariado. O século XIX é também um século de enfrentamentos entre correntes opostas como o liberalismo, o tradicionalismo, o socialismo, e o anarquismo o que dará lugar a lutas nacionais, guerras territoriais e revoluções sociais. Trata-se de uma época em que os velhos ideais de uma cultura desmoronam, sendo Nietzsche um de seusmaiores críticos.
De um lado a Alemanha está imersa em um processo que vai desde seu processo de unificação em 1871 até sua transformação em Império.
Em 1815, com a derrota de Napoleão, a Prússia anexou à Renânia, segundo o que ficou estabelecido no congresso de Viena, e os príncipes alemães criaram a Confederação Germânica, uma coalizão integrada por 39 estados independentes, com exceção da políticaexterna. Dentre esses estados, a Áustria e a Prússia entraram em confronto para conseguir o controle da Confederação, fato que provocaria inúmeras tensões entre as potencias.
Com a chegada ao poder do Chanceler Otto Von Bismarck, inicia-se uma ambiciosa estratégia cujo objetivo principal era unificar os estados germânicos em torno da Prússia e substituir a hegemonia francesa na Europa pelaPrússia pois, ela possuía o maior exército da Europa.
Para atingir esse fim, a Prússia inicia uma série de manobras políticas objetivando isolar a Áustria e posteriormente a França. Em outubro de 1865 Bismark consegue do Imperador francês Napoleão III, o compromisso de ficar neutro ante um possível conflito entre Áustria e Prússia. Essa disputa se resolveu em 1866 com a vitória da Prússia na guerraque ficou conhecida como a “guerra das sete semanas”. A unificação foi levada a cabo em torno da Confederação da Alemanha do Norte concebida por Bismark.
Atingido o principal objetivo, em 1870 a Prússia declara guerra a França saindo vencedora. Esta vitória significou a efetiva unificação da Alemanha de baixo sob o Império Alemão liderado pela Prússia. O Rei tornou-se Kaiser Guilherme I daAlemanha no Palácio de Versalhes, na Sala dos Espelhos em 18 de janeiro de 1871.
Nietzsche que havia colaborado voluntariamente com a guerra franco-prussiana e que conhecia pessoalmente a Bismarck durante sua época de professor de filologia em Basiléia se mostraria sempre crítico em relação ao nacionalismo e ao imperialismo alemão. De resto, ele critica a realidade e até mesmo o estado, porque,segundo ele, o estado é um instrumento criado pelos fracos para proteger-se e vingar-se dos fortes.
Paralelamente, vai se consolidando na Alemanha a Democracia, sistema que Nietzsche considera decadente por permitir a ascensão dos medíocres e dos políticos, e impedir o desenvolvimento dos espíritos forte e livres.
Por outro lado, no último quarto do século XIX, vai-se consolidando a segundaRevolução Industrial, graças ao crescimento demográfico e os avanços científicos e técnicos, graças ao descobrimento da eletricidade e sua aplicação nos processos de fabricação. Isso, combinado com uma melhoria das comunicações, leva a Alemanha a ser a primeira potencia econômica do momento. (feito que não escapa às criticas do filósofo).
As desvantagens desse processo são as péssimas condiçõesde trabalho do proletariado da época que estimularam os movimentos operários, tais como a Comuna de Paris e o desenvolvimento do socialismo científico. Nietzsche viveu o acontecimento da Comuna de Paris com uma intensa dor, o que o deixou com uma marca indelével. É o que descreve em uma carta a Gesdorff de 21 de junho de 1871:
“fiquei por alguns dias completamente destruído pelas dúvidas e...
tracking img