A vida de nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A BIOGRAFIA DE NIETZSCHE

Nome completo:
Friedrich Wilhelm Nietzsche

Quem foi:
Nietzsche foi filosofo escritor, poeta, filólogo e musico alemão. É tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX.
Nascimento: Nietzsche nasceu na cidade de Rockeb (Alemanha) em 15 de outubro de 1844.

Morte:
Nietzsche: morreu na cidade de Weimar (Alemanha) em 25 deagosto 1900.

Principais realizações:
Em suas obras, teceu criticas a cultura, religião e filosofia ocidentais. Defendeu a desconstrução dos conceitos que integrava a cultura ocidental do século XIX. Defendia a idéia de que para libertar, o pensamento deveria ser livre de qualquer forma de controle cultura e moral.

A Biografia:
A biografia de Nietzsche é a historia de uma existência deherança, sofrimento e solidão.
Seu pensamento rebelde e insolente desafia as normas de sua época e declara guerra aos valores do seu tempo. Com efeito, esse homem atribuísse à missão de derrubar a base dos ideais do ocidente- O cristianismo - para instaurar os valores materialistas que ele julgava bons.
Friedrich Nietzsche nascido em 15 de outubro de 1844 vem a falecer em 25 de agosto de 1900 na Cidadede Weimar, filho e neto de protestantes cresceu sendo chamado como “Pequeno Pastor” logo seu pai veio a falecer sendo criado pela mãe e suas tias e avó.
Na adolescência já perdeu sua fé deixando assim de seguir a carreira que a família desejava, de ser pastor então começa sua trajetória quando se reuni com alguns amigos e juntos fundam uma sociedade artística e literária onde começou seusprimeiros poemas e suas melodias morre na cidade de Weimar, a 25 de agosto de 1900.
Foi professor durante dez anos de filologia clássica na Suíça já em 1872 publicou seu primeiro livro “o nascimento da tragédia” dentre esses escreveu mais treze obras de ensaios e aforismos ate 1899. Além de suas obras também foram publicados anotações que ele mesmo as fez.
Hoje pensamos e refletimos em algunspensamentos de Nietzsche retratamos como uma pessoa que não queria que suas obras fossem profanadas ou que tivessem adeptos e mesmo assim elas são um modo que incita e preconiza o homem como espírito livre e define a vontade humana como vontade de potencia, ele trama o ponto essencial de sua filosofia a partir da discussão da moral dos valores, concebendo ele próprio como o primeiro imoralista dahistória, sendo assim ele quer que sejamos diferentes buscar dentro de si mesmo nem o certo nem o errado, mas o diferente para assim termos uma liberdade e nos tornarmos super- homem.
Como ele não acreditava em nada que provem da divindade ele afirmava que somos livres para negá-los e escolher nossos próprios valores e assim tornarmos diferentes da maioria da sociedade.

Pensamento:
Temos emNietzsche um pensamento que abalou as bases do pensamento filosófico, como um filosofo, preocupado com a condição do homem no presente. Nietzsche procurou entender como conceitos considerados como absolutos por uma metafísica cristã, calcada em valores gregos, começa então um movimento de entender a perda de consistência dos valores absolutos, denunciando assim todas as formas de mistificação, destruindoassim os velhos ídolos e por fim, a tarefa de pensar novos valores, abrindo novos horizontes para a experiência humana.
Colocando em etapas, Nietzsche começa destruindo a base desses valores absolutos, a metafísica platônica, que acreditava existir um bem absoluto e imutável, essencial. Nietzsche, ao colocar a questão da morte de Deus, permite pensar a verdade não mais em termos absolutos, massim como construção, bem como os conceitos de bem e mal, justo e injusto, etc.
Podemos discernir então três etapas do pensamento nietzschiano, mas sempre pensando certos temas com a mesma intensidade, mudando somente o enfoque e o apoio que Nietzsche usa. Na primeira fase, podemos perceber um Nietzsche preocupado com o destino da arte e cultura, influenciado por Schopenhauer e Wagner,...
tracking img