Vida e obra de nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
22/03/2012

NIETZSCHE E O HORIZONTE PÓS-METAFÍSICO DA CONTEMPORANEIDADE
FIL. CONTEMPORÂNEA – COMUNICAÇÃO SOCIAL / AULA 2

VIDA E OBRA


O texto a seguir foi integralmente retirado de “Nietzsche” de Oswaldo Giacoia Jr. (pp. 82-88) “Friedrich Willhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844, na casa pastoral de Röcken, na Saxônia.” “A perda do pai, falecido aos 36 anos de idade, quandoNietzsche tinha apenas cinco anos, produziu nele um impacto profundo. Mais tarde, associaria a causa da morte do pai (inflamação no cérebro) com os próprios males que o acompanharam ao longo da vida. Também a perda do irmão caçula deixou traços indeléveis, reforçando um pressentimento da morte precoce como destino dos homens da família.”





1

22/03/2012

VIDA E OBRA


“Em 1858,ingressa no então famoso internato de Schulpforta, onde permanece até 1864. Em Schulpforta, Nietzsche continua a dar vazão a um intenso fascínio pela composição musical, experimentado desde tenra idade. No internato, incrementa-se um interesse pelo estudo da Antigüidade clássica grega e latina. Problemas com a saúde dores de cabeça e dificuldades de visão -, que já o atormentavam na infância,intensificamse durante esse período.”

Internato de Schulpforta

VIDA E OBRA


“Para dar início ao ciclo universitário, matricula-se em teologia e filologia na Universidade de Bonn. Advém daí seu relacionamento com um dos mais renomados filólogos alemães do século 19, Friedrich Kitschl, um dos principais responsáveis por sua formação.”



“Data também desse período (1864-5) seu primeirocontato com a filosofia de Arthur Schopenhauer, que exerceria sobre ele uma influência marcante.”
Universidade de Bonn

2

22/03/2012

VIDA E OBRA


“Muda-se para Leipzig em 1865, concentrando seus estudos em filologia, embora interessando-se também por filosofia. Nietzsche permanece aí de 1865 a 1867, publicando vários trabalhos de grande erudição.” “De 1867 a 1868, ás vésperas daguerra entre a Prússia e a França, Nietzsche cumpre voluntariamente o serviço militar. Tendo sofrido uma queda durante exercícios de equitação, afasta-se do serviço. Em 1869, aos 25 anos de idade, é indicado para ocupar a cátedra de filologia na tradicional universidade de Basiléia, na Suíça.”



VIDA E OBRA

Nietzsche em 1869

Universidade de Basiléia

3

22/03/2012

VIDA E OBRA
“A universidade de Leipzig lhe concede o título de doutor em filologia, mesmo sem ele ter defendido tese, com base na qualidade de seus trabalhos publicados. Desde o início de seu professorado em Basiléia, Nietzsche estreita laços de amizade pessoal com Richard e Cosima Wagner. Durante um período relativamente longo de sua vida (até 1876), participaria, como militante filosófico, dos projetosartísticos de Wagner.”

Richard Wagner

VIDA E OBRA


“Em 1872, Nietzsche publica sua primeira grande obra, O Nascimento da Tragédia, cujo prefácio é dedicado a Wagner. No mesmo ano, como presente de Natal, dedica a Cosima Wagner o texto Cinco Prefácios a Cinco Livros Não Escritos (que permaneceu inédito).”

4

22/03/2012

VIDA E OBRA


“A história da recepção da obra de Nietzschetem início com o silêncio – um silêncio que reinou em torno de seus textos durante quase todo o período de vida lúcida do autor. Com efeito, excetuando-se O Nascimento da Tragédia, a publicação de seus livros não foi um evento científico que repercutisse muito. Mesmo O Nascimento da Tragédia, embora tenha causado grande impacto na cena cultural alemã quando de seu lançamento, em 1872, recebeu umaacolhida predominantemente negativa. O livro foi visto como uma aventura irresponsável, uma mal disfarçada panfletagem dos empreendimentos de Wagner.”

VIDA E OBRA


“Mesmo a intervenção em defesa de Nietzsche, vinda do próprio Wagner e de alguns de seus amigos acadêmicos, teve pouca eficácia; e não evitou que ficasse arranhada a reputação científica do filósofo.”



“A publicação de...
tracking img