Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Anatomia



SISTEMA
SENSORIAL



Sistema Sensorial
É a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais. O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação. Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem ereconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram

(Fig. 1 - Neurônios aferentes) (Fig. 2 – Cérebro)

Orgãos :
Visão = (olhos) É a habilidade de detectar imagens de luz visível. A luz forma imagens nos fotorreceptores na retina, dentro de cada olho, que levaa informação ao cérebro pelos nervos ópticos. A visão não é um sentido por si só, mas um aglomerado de mais de um deles, pois há mais de um receptor para mais de uma informação.


Audição = (ouvido) é a percepção do som pelo ouvido. O som é a propagação de ondas mecânicas em meios materiais, fazendo portanto da audição apercepção da vibração. As ondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, faz os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.


Paladar = (Lingua) (ou gustação) é a capacidade dereconhecer os gostos de substâncias como comida, alguns minerais, até venenos etc. Existem cinco sabores básicos bem aceitos: salgado, doce, amargo, ácido e umami e há o debate se também há os sabores de ácidos graxos e cálcio. Os receptores envolvidos neste sentido são células que se agrupam nas chamadas papilas gustativas. As papilas gustativas se espalham em concentrações diferentes por toda alíngua, e estão presentes, ainda que em menor número, até no céu da boca, garganta, esôfago e nariz; suas concentrações variam consideravelmente de indivíduo para indivíduo. Isso significa que, ao contrário da lenda popular, a língua percebe sabores diferentes de forma razoavelmente igual por toda a sua extensão.


Olfato = (nariz) Na cavidade nasalencontramos a mucosa olfativa que possui inúmeras terminações nervosas. As substâncias, ao passarem pela mucosa, estimulam as terminações nervosa e o nervos olfativas encaminha as mensagens até o cortex cerebral.

Tato = (pele) sistema somatossensorial ou mecanorreceptor, é umapercepção resultante da ativação de receptores neuronais, geralmente na pele, incluindo os folículos de cabelo, mas também na língua, na garganta, e mucosa. Existem inúmeras terminações nervosas especializadas situadas na pele e nos tecidos internos do organismo, que estão sujeitas a estímulos do tipo: calor, frio, dor, tato, entre outros. Tais estímulos são transformados em impulsos nervosos eenviados ao sistema nervoso central, na qual são interpretados e respondidos.


Orgãos e suas funções:
VISÃO



AUDIÇÃOPALADAR


OLFATO


TATO

Tipos de Receptores Sensoriais
1. | Mecanoceptores: detectam deformações mecânicas do receptor ou dos locais próximos ao receptor. |
2. |...
tracking img