Sistema sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA SENSORIAL

OS SENTIDOS: VISAO, AUDIÇÃO, PALADAR, OLFATO E TATO

O sistema sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais. O Sistema sensorial consiste nos receptores sensoriais, nos neurônios aferentes, e nas partes do cérebro envolvidas no processamento da informação. Os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem ereconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram -- em outras palavras, são as traduções do mundo físico para a mente. Os mais conhecidos são cinco: a visão, audição, tato, paladar e olfato.
Segundo Fattini, “Para que o sistema nervoso possa exercer suas funções de integração e coordenação, comandando contínuos ajustamentos que se fazem necessários para operfeito funcionamento do organismo, é preciso que cheguem até ele informações provenientes dos meios interno e externo”.
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos que serãoprocessados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central (SNC), onde será produzida uma resposta (voluntaria ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados e diversa.
Tipos de receptores:
Exteroceptores: respondem a estímulos externos, originados fora do organismo.
Proprioceptores: os receptores proprioceptivos encontram-se noesqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posição do individuo no espaço, assim como o movimento, a tensão e o estiramento musculares.
Interoceptores: os receptores interoceptivos respondem a estímulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.
Em geral, osreceptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificação nervosa; mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou órgãos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais.
VISÃO
No homem, os dois globos oculares estão alojados no interior das cavidades orbitárias e se unem às paredes ósseas graças aos chamados músculos extrínsecos. Os músculos retos possibilitam amovimentação do globo ocular para todos os lados. Outros dois, o oblíquo maior e menor, permitem ao olho deslocar-se em todas as direções.
O olho humano é constituído de três camadas. A mais externa, fibrosa, tem função protetora e é chamada esclerótica. Em sua porção anterior, a esclerótica é transparente e recebe o nome de córnea. Na parte posterior e lateral, é opaca. A camada intermediária éabundante em vasos sanguíneos e é formada pela coroide, pelo corpo ciliar e pela íris (conjunto de estruturas chamado trato uveal). A camada interna é a retina, onde se localizam as células fotorreceptoras. A córnea é recoberta pela conjuntiva, fina membrana que se estende também pela face interna das pálpebras.
A coroide abastece de nutrientes e oxigênio os tecidos oculares. Nela situam-setambém células pigmentares, cuja função é absorver luz para evitar que reflexos prejudiquem a qualidade da imagem projetada na retina.
O corpo ciliar é o prolongamento anterior da coroide, formado pelos chamados processos ciliares e pelo músculo ciliar. Os processos ciliares são ligamentos que unem ao músculo ciliar o cristalino. O músculo ciliar controla o grau de curvatura do cristalino e permiteajustar o foco.

Visão é a habilidade de detectar imagens de luz visível. A luz forma imagens nos fotorreceptores na retina, dentro de cada olho, que leva a informação ao cérebro pelos nervos ópticos. A visão não é um sentido por si só, mas um aglomerado de mais de um deles, pois há mais de um receptor para mais de uma informação. O primeiro é a capacidade de detectar intensidade luminosa; os...
tracking img