Vicente falconi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da Qualidade

Vicente Falconi

Professor: Messias Borges Silva




Biografia

Nome Completo: Vicente Falconi de Campos
Data de nascimento: 30 de setembro, 1940
Formação acadêmica: Diplomado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil; mestrado e doutorado em Engenharia, Escola de Minasdo Colorado, EUA.
Cargo atual: Sócio-fundador e orientador técnico do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG)
Ocupações anteriores: Engenheiro em várias empresas brasileiras; professor da Universidade Federal de Minas Gerais
Condecorações: único brasileiro a aparecer entre as “21 vozes do século 21”, eleitas pela American Society for Quality. Além da prestigiosa Ordem de RioBranco pelo Governo brasileiro.

Para Vicente Falconi um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente.
Vicente Falconi é consultor de grandes grupos empresariais brasileiros, Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Seus conceitos de método eliderança são adotados pela maioria das empresas de primeira linha do País e vem impulsionando sua internacionalização bem-sucedida, como no caso de AmBev/InBev e Gerdau, além de Embraco, Sadia, Vale, entre outras. “O professor Falconi é um dos pilares fortes na nossa cultura e tem ajudado muito no desenvolvimento das empresas em que temos participação”, contam Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles eCarlos Alberto Sicupira.
Falconi é, aliás, membro dos conselhos de administração da Sadia e da AmBev. Nas várias instâncias de governo do País, Falconi tem conduzido uma revolução silenciosa: com a ajuda do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), sua consultoria, por exemplo, o Estado de Minas Gerais saiu de um deficit de 12% no orçamento –e da moratória– em 2003 para, em 2006, tersuperávit e R$ 3 bilhões para investir.
Escreveu seis livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares no Brasil, recorde para os parâmetros desse mercado, Falconi lançará seu sétimo título, Método Gerencial do Ponto de Vista da Alta Gerência, na ExpoManagement 2009, que ocorre no final deste ano.
É um apreciador do francês René Descartes, e aconselha que todo gestor deveria lê-lo,pois este fez grandes observações já em 1600, uma delas foi que as pessoas costumavam basear suas decisões em opiniões e na intuição, por isso Descartes acabou deixando o conforto de sua casa para conhecer a verdade. Ele escreveu um livro chamado O Discurso do Método, que fala da importância de estabelecer métodos para alcançar metas. E o estabelecimento de métodos é uma das principaiscaracterísticas da teoria de Falconi.

1.1 INDG

O INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial é uma Sociedade Anônima, de capital fechada que se destina ao desenvolvimento e difusão de métodos e técnicas de gerenciamento voltado à obtenção de resultados nas organizações privadas (indústria e serviços) e públicas. Tem renomada competência na prestação de serviços para obtenção de resultadospor meio da implementação de um moderno e eficaz Sistema de Gestão.
Uma grande parte da vida de Falconi é dedicada ao INDG uma firma de consultoria fundada por ele e José Martins de Godoy na década de 1980 e hoje tem 900 consultores atuando em cerca de 300 projetos, inclusive em países como China, EUA, México, Colômbia, Venezuela, Canadá, Argentina, Bélgica, França, Uruguai, Itália,Eslovênia, Luxemburgo, Áustria e Hungria. Com faturamento de R$ 144 milhões em 2007, 37% superior ao de 2006. Uma empresa que atribui seu crescimento à demanda natural por bons resultados – superior até ao que eles conseguem atender– e ao êxito de seu modo de trabalhar: a empresa de consultoria coloca por escrito, em sua proposta de serviço, as metas que o cliente e o INDG devem cumprir e como medi-las....
tracking img