Vicente falconi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Considerado atualmente o guru da gestão de negócios no país, o consultor mineiro Vicente Falconi Campos, de 66 anos, é um homem que realmente faz diferença para o Brasil. Baseia-se na utilização de método, mas ressaltando que nem mesmo o melhor método consegue sucesso se a liderança da organização não faz acontecer. Atualmente atua como consultor de grandes grupos empresariaisbrasileiros e orientador técnico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Seu trabalho sempre se caracterizou pela preocupação em dar forma prática ao conhecimento científico, daí seu entusiástico envolvimento pela qualidade total.
Publicou seis livros na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares. Único Latino americano eleito como “Uma das 21 vozes do Século 21"pela ASQ - American Society for Quality.

Biografia

Vicente Falconi dos Santos nasceu na cidade de Niterói - Rio de Janeiro, no ano de 1940. Em 1963 graduou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ano de 1966 deu inicio aos seus estudos de pós-graduação no Colorado School of Mines, EUA, onde obteve também seu mestrado e doutorado.
Trabalhoudurante quatro anos na Mannesmann e durante seis anos na ACESITA. Atualmente está atuando como consultor da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), onde orienta a implantação do TQC Japonês (Total Quality Control) em várias empresas brasileiras. Seus trabalhos sempre se caracterizaram pela preocupação de dar forma prática ao conhecimento científico.
Falconi é, atualmente, no Brasil um dosprincipais divulgadores do TQC, tendo trabalhado em adaptações de metodologias Japonesas para o Brasil. Atua também como consultor de grandes grupos empresariais brasileiros e como orientador técnico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial; Membro do Conselho de Administração da AMBEV; Membro do Conselho de Administração da SADIA; Designado Membro da Câmera de Gestão da Crise de EnergiaElétrica pelo Presidente da República em 2001.
Vicente Falconi publicou seis livros da área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares, e ainda é considerado o único Latino-americano eleito como "Uma das 21 vozes do Século 21" pela ASQ (American Society for Quality), além de ser o único brasileiro que é um dos "Gurus da Qualidade".











Qualidade

"Umproduto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente" FALCONI.

Para Vicente Falconi o termo qualidade significa basicamente:
- ter sempre como objetivo a satisfação total do cliente;
- considerar a qualidade no sentido amplo;
- considerar o custo e condições de atendimento como fortesfatores da satisfação total do cliente.
Resumindo, o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.

Características básicas da qualidade
Falconi aponta como características da qualidade a divisão de um sistema composto por:
- Gerenciamento da rotina;
A implantação do gerenciamento da rotina, junto ao treinamento maciço, é o início da implantação do CQTE (Controle daQualidade por Toda a Empresa) e pode ser considerada como “operação de sobrevivência’’. Essa é a parte do gerenciamento que pode garantir o desempenho dos processos, ou seja, é o controle de qualidade exercido ao nível de cada processo.
- Gerenciamento pelas diretrizes;
É utilizado um processo para a eliminação de problemas, em que é feito um levantamento dos problemas, propostas soluções paraestes e um gerenciamento dos itens de controle, o que nos leva ao gerenciamento pelas diretrizes.
- Gerenciamento do ser humano.
Para Falconi é sempre necessário gerenciar o crescimento do ser humano (físico e mental) para que se possa formar uma organização. É importante investir na educação e no treinamento, pois para um bom rendimento da empresa a melhor opção da empresa é ter funcionários...
tracking img